Apple volta a bater recorde de vendas do iPhone

A Apple deu boas notícias aos investidores com a apresentação dos resultados do primeiro trimestre fiscal, que terminou a 31 de dezembro de 2016. A marca voltou a crescer em receitas e bateu um novo recorde de vendas do iPhone.

No trimestre natalício, a marca vendeu 78,3 milhões de smartphones, uma subida de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso também significa que a Apple liderou o mercado no trimestre, já que o iPhone vendeu mais que todos os smartphones da Samsung juntos – a marca sul-coreana vendeu 77,5 milhões de unidades.

O CEO da Apple, Tim Cook, mostrou-se confiante nos produtos que a empresa pretende apresentar este ano e sublinhou os bons resultados do iPhone, computador Mac e Serviços. Todos estes itens cresceram no trimestre, ao contrário do tablet iPad, que caiu 19% em unidades.

O bom desempenho impulsionou as receitas, que subiram para um recorde de 78,4 mil milhões de dólares americanos, apesar de uma ligeira descida nos lucros.

Cook ressaltou ainda que a subida de 18% nas receitas de Serviços se deveu, em grande parte, à dinâmica da loja de aplicações móveis App Store.

Em 2017, o iPhone completa dez anos de mercado e a Apple pretende lançar uma nova versão mais desenvolvida, que poderá incluir um total redesenho do smartphone.

O mercado reagiu de forma positiva aos resultados trimestrais da empresa, levando as ações a valorizarem cerca de 3% nas trocas fora de horas, já que a divulgação foi feita após o fecho do mercado.