Categories: AppsMobilidade

Apps empresariais de realidade aumentada vão valer 5,7 mil milhões em 2021

A Juniper prevê que as apps empresariais de realidade aumentada atinjam os 5,7 mil milhões de dólares em 2021, decuplicando o tamanho do mercado em 2016. Este ano, as receitas estimadas são de 515 milhões de dólares.

De acordo com a pesquisa, o interesse das empresas nas tecnologias de realidade aumentada continua a crescer, impulsionado por melhorias no campo da visualização e latência nos dispositivos específicos da tecnologia. A expectativa por novos lançamentos, com destaque para o HoloLens da Microsoft, faz prever que as receitas de conteúdos no setor corporativo disparem. Muitas empresas vão preferir este tipo de dispositivos a smartphones e tablets.

O documento intitula-se “Augmented Reality: Developer & Vendor Strategies 2016-2021” e prevê que, devido ao tipo de conteúdo das apps empresariais, como as parcerias da DAQRI com a Hyperloop e a Siemens, os preços fiquem mais caros. Esta combinação de conteúdos e hardware mais caros irá colocar, inicialmente, um obstáculo à adopção. Apenas os “early adopters” irão implementar a tecnologia nos próximos dois anos.

Até 2020, as maiores oportunidades permanecerão no espaço dos smartphones e tablets, mas depois transitarão para dispositivos como o HoloLens, os chamados “Head-Mounted Displays” (HMD).

No segmento de consumo, a pesquisa identifica alguns obstáculos. “A nostalgia do Pokémon está a desvanecer-se para a maioria dos utilizadores e há relatórios de que a utilização da app caiu”, refere Sam Barker, autor do documento.

Isso significa, diz a Juniper, que a maioria das aplicações de consumo terá uma janela de oportunidade limitada para gerar receitas. Além do mais, o custo elevado dos HMD e a hesitação dos consumidores em usá-los publicamente irá causar um adiamento da decisão de compra.

O whitepaper Augmented Reality – Not Just Fun and Games está disponível no site da Juniper.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

2 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

4 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

5 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago