Categories: AppsMobilidade

Apps empresariais de realidade aumentada vão valer 5,7 mil milhões em 2021

A Juniper prevê que as apps empresariais de realidade aumentada atinjam os 5,7 mil milhões de dólares em 2021, decuplicando o tamanho do mercado em 2016. Este ano, as receitas estimadas são de 515 milhões de dólares.

De acordo com a pesquisa, o interesse das empresas nas tecnologias de realidade aumentada continua a crescer, impulsionado por melhorias no campo da visualização e latência nos dispositivos específicos da tecnologia. A expectativa por novos lançamentos, com destaque para o HoloLens da Microsoft, faz prever que as receitas de conteúdos no setor corporativo disparem. Muitas empresas vão preferir este tipo de dispositivos a smartphones e tablets.

O documento intitula-se “Augmented Reality: Developer & Vendor Strategies 2016-2021” e prevê que, devido ao tipo de conteúdo das apps empresariais, como as parcerias da DAQRI com a Hyperloop e a Siemens, os preços fiquem mais caros. Esta combinação de conteúdos e hardware mais caros irá colocar, inicialmente, um obstáculo à adopção. Apenas os “early adopters” irão implementar a tecnologia nos próximos dois anos.

Até 2020, as maiores oportunidades permanecerão no espaço dos smartphones e tablets, mas depois transitarão para dispositivos como o HoloLens, os chamados “Head-Mounted Displays” (HMD).

No segmento de consumo, a pesquisa identifica alguns obstáculos. “A nostalgia do Pokémon está a desvanecer-se para a maioria dos utilizadores e há relatórios de que a utilização da app caiu”, refere Sam Barker, autor do documento.

Isso significa, diz a Juniper, que a maioria das aplicações de consumo terá uma janela de oportunidade limitada para gerar receitas. Além do mais, o custo elevado dos HMD e a hesitação dos consumidores em usá-los publicamente irá causar um adiamento da decisão de compra.

O whitepaper Augmented Reality – Not Just Fun and Games está disponível no site da Juniper.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Viagens internacionais simplificadas com a Kaspersky eSIM Store

Trata-se de uma nova solução de conetividade para viagens que permite aos viajantes em lazer…

4 horas ago

Fibra da Vodafone chega a 5 milhões de casas em Portugal

Cobertura alcança perto de 80% das habitações e empresas do País e suporta serviços diferenciados…

1 dia ago

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

1 semana ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago