Apresentado o BlackPhone no MWC 2014

cintillo-mwc2014O BlackPhone irá custar 459 euros desbloqueado e irá incluir várias ferramentas de privacidade pré-instaladas, como pesquisas privadas ou VPN.

blackphoneA Geeksphone e a Silent Circle apresentaram no MWC o BlackPhone, o primeiro smartphone do mundo que coloca a privacidade e o controlo nas mãos dos utilizadores. O BlackPhone está disponível para pré-venda, destinado tanto a utilizadores como a empresas, livre e desbloqueado, com um preço inicial de 459 euros. Além disso, o BlackPhone estará também disponível através de algumas empresas associadas, como a holandesa KPN Mobile.

O BlackPhone inclui uma combinação de sistemas operativos e aplicações que oferecem maior segurança e privacidade a trabalhadores de informação, executivos, figuras públicas e qualquer outra pessoa que não está disposta a ceder a sua intimidade a qualquer autoridade. BlackPhone PrivatOS, baseado em Android e combinado com um conjunto de aplicações de privacidade, permite aos utilizadores recuperar o controlo das suas atividades de comunicação.

O novo telefone funciona com um processador SoC quadcore a 2GHz e dispõe de um ecrã HD de 4,7 polegadas, LTE, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento, câmara traeira de 8MP com flash e frontal de 1,3, Bluetooth 4.0, Wi-Fi, GPS, etc.

O terminal vende-se desbloqueado e conta com várias ferramentas de privacidade pré-instaladas, habilitadas para os anos de uso. Estas ferramentas incluem o conjunto de aplicações da Silent Circle, tais como o Silent Phone, Silent Text e Silent Contacts, pesquisas anónimas, navegação privada, VPN de Disconnect.me e armazenamento seguro de arquivos na cloud da SpiderOak. Além disso, dispõe de Smart Wi-Fi Manager criado por Mike Kershaw, arquiteto chefe da SGP Technologies, assim como de um potente controlo remoto eliminação e uma ferramenta de recuperação do dispositivo.

O BlackPhone também inclui três subscrições individuais gratuitas de um ano para as aplicações da Silent Circle, destinadas a “amigos e famílias”, facilitando assim que cada utilizador seja capaz de falar de forma segura com amigos e familiares que tenham iOS ou Android.