Apresentado Open vRAN e 5G Core UPF com recurso a CPUs baseados em Arm

A Open vRAN e o 5G Core vUPF da NEC, implementados no mesmo servidor que a vCU, são aplicações nativas na cloud.

A NEC Corporation em conjunto com a Arm, a Qualcomm Technologies, a Red Hat e a Hewlett Packard Enterprise (HPE), demonstraram a operação de ponta a ponta dos produtos da NEC para Rede de Acesso Rádio aberta e virtual (vRAN) e Função da Camada de Utilizador virtual (vUPF) do core 5G.

Para tanto, foram utilizados servidores HPE ProLiant com CPUs baseados em Arm Neoverse, a placa aceleradora Qualcomm X100 5G RAN e o Red Hat OpenShift, em condições equivalentes às de um ambiente comercial.

A colaboração levou a uma solução integrada e passível de ser demonstrada com sucesso, otimizada em termos de custo total de propriedade (TCO) e eficiência energética, para utilização tanto em centros de dados como no edge.

A Open vRAN e o 5G Core vUPF da NEC, implementados no mesmo servidor que a vCU, são aplicações nativas na cloud, de qualidade de operador, compatíveis com as normas O-RAN Alliance e 3GPP.

Suportam múltiplos servidores e plataformas de virtualização “e são altamente flexíveis e expansíveis para uma grande variedade de cenários e configurações de rede”, segundo explica a NEC.

A nova solução inclui o HPE ProLiant RL300 Gen11 com processadores baseados em Ampere Altra Arm Neoverse e com a placa aceleradora Qualcomm X100 5G RAN.

O aproveitamento de um acelerador em linha “é um exemplo de como a Open RAN permite um cenário de vários fornecedores, com utilização de equipamento de rede moderno e computação otimizada para a carga de trabalho, independentemente da arquitetura de CPU”.

Ao demonstrar o processamento de chamadas e a comunicação por pacotes em condições equivalentes às de um ambiente comercial e ao utilizar servidores baseados em Arm e o X100, com maior capacidade e com poupança de espaço, a gama de aplicações dos servidores baseados em Arm é agora mais alargada, “confirmando o potencial para reduzir significativamente o TCO das redes móveis”.

Com esta demonstração, os conjuntos de software de virtualização móvel da NEC (Open vRAN e vUPF) também provaram “um nível elevado de flexibilidade e portabilidade em vários servidores e plataformas de virtualização”.