Aquisição aumenta portfólio de segurança da CA

A norte-americana Xceedium, provedora de soluções de gerenciamento de identidade para ambientes on-premise, em nuvem e híbridos, será a mais nova aquisição da CA Technologies. A transação deve ser concluída ainda neste trimestre.

Com 15 anos de história, a Xceedium tem entre os seus clientes organizações dos segmentos de Finanças, Retalho, Manufatura e Governo.

“O mundo digital traz às organizações uma tremenda oportunidade, ao mesmo tempo em que introduz demandas regulatórias e riscos de invasão das redes por meio do furto de credenciais”, afirmou em comunicado Denyson Machado, vice-presidente de Segurança da CA Technologies para a América Latina. “A combinação das tecnologias da CA e da Xceedium reforça a nossa posição de liderança em gerencimento de identidade privilegiada e oferece aos clientes uma abordagem flexível para lidar com questões de compliance e risco relacionadas à identidade privilegiada.”

A Xsuite, solução da Xceedium para ambientes híbridos, tem uma abordagem centrada em identidade e baseada em proxy. Com um ponto de autenticação centralizado para os administradores, disponibiliza credenciais para contas compartilhadas de administradores sem expô-las a risco de furtos, transgressões ou mau uso. A Xsuite pode ser implementada, de forma escalável e simples, como uma ferramenta física ou virtual ou como uma Amazon Machine Image, na nuvem.

A solução endereça ainda necessidades de segurança e compliance, como uma gestão centralizada de contas compartilhadas para maior responsabilização do administrador, a gravação da sessão administrativa para auditoria e a filtragem de comandos, para limitar o âmbito de atuação e o acesso à rede do administrador.

Essas funcionalidades complementam a ferramenta da CA para gestão de identidade privilegiada, que se foca no controlo de acessos ao sistema operacional do servidor e limita o escopo para administradores, com especial atenção aos super-usuários. A tecnologia reduz o risco de um usuário privilegiado desencadear um malware, técnica frequentemente usada por hackers para abrir brechas no sistema sem serem detectados.

“A proteção contra ataques pelo uso de credenciais de usurários privilegiados pode ser a diferença entre estar dentro ou fora do mercado. A segurança revela-se uma questão crítica de defesa nacional para muitos países, diante da escalada do cibercrime e da espionagem digital”, diz Glenn Hazard, CEO da Xceedium. “O furto de contas privilegiadas é um elemento central da cadeia de ciberataques. Nossa união com a CA resultará em uma solução de nova geração para combater ataques e vazamento de dados.”