Categories: Segurança

Ataque à Anthem pode ter sido apoiado pelo governo chinês

Um ataque cibernético à Anthem levou ao roubo de dados pessoais de mais de 80 milhões dos seus clientes. Fontes da Bloomberg disseram que os investigadores da quebra de segurança acreditam que os criminosos podem ter sido apoiados pelo governo chinês.

O incidente, que comprometeu o sistema informático de uma das maiores seguradoras de saúde dos Estados Unidos, resultou na exposição de números da Segurança Social, moradas, endereços de correio eletrónico, entre outras informações privadas.

Parece que o ciberataque à Anthem alinha-se com uma série de quebras de segurança que têm afetado múltiplas empresas norte-americanas, dos mais variados setores, como a retalhista Target, o banco JPMorgan Chase e a vendedora de produtos de bricolage Home Depot. Citando um oficial do governo norte-americano próximo do assunto, a Bloomberg afirmou que têm sido relativamente comuns os ataques por hackers estrangeiros que visam o furto de dados médicos de indivíduos críticos, como membros dos Departamentos da Defesa e da Segurança Interna, oficiais do corpo governativo e outros.

O FBI está no comando da investigação, apoiado pela empresa de segurança informática FireEye. Existem indícios, segundo fontes que falaram com a agência noticiosa, que apontam, pelo menos num estágio inicial, para cibercriminosos apoiados por Pequim.

Especialistas em segurança, citados pelo The New York Times, acreditam que as empresas de cuidados de saúde são as que mais vulneráveis estão a ataques que possam comprometer dados e informações críticos. Ademais, consta que estes peritos afirmaram que a Anthem foi negligente quanto à proteção do seu sistema, o que a deixou exposta a este ataque.

Pensa-se que os hackers conseguiram acesso aos sistemas da Anthem através de um sofisticado malware que lhes permitiu deitar a mão aos dados de acesso de um dos funcionários da companhia de seguros.

O jornal norte-americano disse que o ataque, ao que parece, somente subtraiu informação financeira dos clientes e que informações médicas, como tratamentos, não foram violadas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago