Scratch é uma linguagem gráficade programação que utiliza blocos dinâmicos, em que é possível criar histórias animadas, interativas, jogos e simulações e que não exige conhecimento prévio de outras linguagens de programação. Assim, esta foi considerada, pela universidade e pela editora, a forma ideal de começar a ensinar os jovens a programar.
O evento que terá início às 10h00, vai consistir na resolução de pequenos desafios e terá certificados de participação e prémios. A “Mega-Aula de Programação” enquadra-se, também, no âmbito do “International Girls in ICT Days”, dia que visa motivar jovens raparigas a optarem por carreiras ligadas às TIC.
“Aprender a programar no século XXI é tão importante quanto aprender a ler e escrever foram no século XX”, refere o comunicado da FCA e da Atlântica. Além disso, as previsões da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital (CPED) é de que em 2020, existiram, só em Portugal, 15 mil vagas nas TIC para as quais haverá dificuldade em encontrar pessoas para as preencher. Desta forma, é de vital importância que o ensino de linguagens de programação entrem nos currículos académicos das escolas e que existam mais iniciativas como a que vai ocorrer amanhã em Lisboa, para motivar crianças e jovens para as áreas tecnológicas.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…