Categories: InovaçãoProjetos

Atos lança 1º supercomputador com processadores ARM

O novo modelo faz parte da linha de supercomputadores (HPC) Bull Sequana X1000 da Atos, que possibilitam um desempenho mil vezes superior comparado aos sistemas atuais em escala petaflop.

Segundo a Atos, com o crescente consumo de energia e a geração de cada vez mais calor nos data centers, uma escolha lógica é equipar servidores e supercomputadores com processadores ARM altamente eficientes, já que isso permite melhorar questões de desempenho, energia e custo. O uso da tecnologia ARM na computação de alto desempenho está ainda a dar os primeiros passos mas as previsões são que se desenvolva rapidamente.

O primeiro protótipo desse tipo foi implementado há alguns anos no âmbito do projeto Mont-Blanc, utilizando servidores Bull que demonstraram a viabilidade de usar esta tecnologia em HPC. 

A Atos está a coordenar a terceira fase do projeto, que tem por objetivo definir a arquitetura de um nó de computação da classe Exascale baseado em ARM e apto a ser industrializado. A empresa vai produzir e comercializar a plataforma com o nome de Bull Sequana X1310.

“Há muito tempo, estamos convencidos de que, devido à sua eficiência energética, os processadores ARM oferecem um enorme potencial à Computação de Alto Desempenho. Gostaríamos de fazer um agradecimento especial à Comissão Europeia por seu apoio ao longo de nosso projeto”, disse Etienne Walter, coordenador do projeto Mont-Blanc.

“Este projeto faz parte de nosso programa Exascale 2020, dentro do qual estamos a desenvolver uma nova geração de supercomputadores. Diversas instituições e empresas privadas de todo mundo usam tecnologias Atos para acelerar a pesquisa e a inovação. A Atos concebeu o sistema Bull Sequana X1000 como uma plataforma aberta, com vista a oferecer aos utiizadores de HPC uma escolha mais ampla de arquiteturas de computador e dar suporte às futuras tecnologias de processadores que possibilitarão atingir o nível dos exaflops”, explicou Agnès Boudot, Vice-Presidente do Grupo e Diretora de HPC da Atos.

“É um passo natural ampliar a linha com a inclusão de processadores ARM, juntamente com os CPUs, processadores centrais e coprocessadores existentes”, acrescentou a executiva.

O Bull Sequana X1310 inclui três nós de computação, cada um equipado com dois processadores Cavium ThunderX2 de 64 bits de última geração, e vai estar disponível no segundo trimestre de 2018.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago