Atos lança simulador quântico

A Atos, apresentou uma máquina com capacidade de simular até 40 bits quânticos (Qubits). O novo simulador, denominado Atos Quantum Learning Machine (Atos QLM), é alimentado por um supercomputador ultracompacto associado a uma linguagem de programação universal. O novo sistema está disponível em 5 configurações diferentes (de 30 a 40 Qubits) para responder às diferentes necessidades das empresas. O Atos QLM permite que os investigadores, os estudantes e os engenheiros desenvolvam e testem desde já as aplicações e os algoritmos quânticos dos computadores do futuro. Esta máquina, concebida pelo laboratório Atos Quantum (o primeiro e o mais relevante programa quântico da indústria a ser lançado na Europa – novembro de 2016) já desenvolveu várias inovações de topo extremamente importantes e na esteira das quais foram registadas inúmeras patentes.

Durante o anúncio do Atos Quantum Learning Machine, Thierry Breton, Presidente e CEO da Atos, afirmou: “ao disponibilizar comercialmente o simulador quântico mais poderoso do mundo, a Atos reafirma quer a sua ambição de ser líder da indústria na Europa, quer o seu compromisso de apoiar os clientes no que irá ser seguramente o próximo paradigma da disrupção digital. A física quântica irá provocar mudanças profundas, especialmente na área da cibersegurança – uma das principais prioridades estratégicas das empresas nos nossos dias. A Atos já estamos a trabalhar numa resposta aos fortes impactos que a computação quântica irá ter neste contexto. As equipas do nosso laboratório Atos Quantum têm vindo a efetuar progressos notáveis – que são validados por um Conselho Científico, que é internacionalmente reconhecido, para oferecer hoje aos cientistas e aos engenheiros de todo o mundo um ambiente de simulação que lhes permitirá desenvolverem desde já algoritmos quânticos e preparam-se para os novos desenvolvimentos emergentes no nosso sector.”

Para lá dos limites físicos da informática dos nossos dias…

A Lei de Moore, que rege a indústria dos microprocessadores e a estrutura da computação desde há mais de 50 anos, em breve estará obsoleta e os computadores quânticos (assentes nos princípios da mecânica quântica) irão superar os limites da computação tal como a conhecemos atualmente, dando lugar a novas oportunidades, em especial na área da informática intensiva.

… e antecipando as próximas grandes disrupções na área da cibersegurança

A capacidade de cálculo oferecida pela computação quântica inclui a factorização quase instantânea dos números primos (algoritmo de Shor), vulnerabilizando a maioria dos atuais algoritmos de encriptação assimétrica (como o RSA) que estão atualmente na base de todos os sistemas de segurança da internet e de todos os sistemas bancários.

Por este motivo, a Atos já está a trabalhar para implementar algoritmos de segurança quantum safe, cujo nível de complexidade permitirá proteger os dados de qualquer tentativa de desencriptação ilegal, inclusive se originada por um computador quântico.