Atos lidera consórcio europeu We@Work

O consórcio europeu We@Work tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho e reduzir os acidentes através do uso de tecnologias como Big Data e wearables. A Atos será lider do projeto que visa transformar o atual paradigma de saúde e prevenção dos riscos no no local de trabalho.

Segundo os estudos mais recentes, o erro humano está na origem da maioria dos acidentes de trabalho, especialmente entre os operadores de maquinaria pesada e dos condutores de camiões. O custo derivado dos acidentes de trabalho e dos demais problemas de saúde relacionados com o trabalho representam entre 2,6% a 3,8% do PIB europeu, o que para países pequenos como a Suécia equivale a mais de 5 mil milhões de euros por ano. 

A verdade é que as pesquisas referem, igualmente, que iniciativas de melhoraria dos níveis de saúde e bem estar nas empresas, contribuem não só para reduzir os níveis de absentismo laboral entre os 25% e os 40%, como para além disso promove o aumento dos níveis de produtividade em geral.

O projeto We@Work visa a implementação de um serviço que permita a autogestão da saúde aos trabalhadores e promova o aperfeiçoamento da operacionalização do seu posto de trabalho. O sistema utiliza os dados dos sensores, as tecnologias de segurança e de ergonomia, bem como as tecnologias de informação e comunicação, para monitorizar os trabalhadores, identificar e lançar alertas preventivos de eventuais perdas de capacidade e riscos inerentes aos postos de trabalho, permitindo que os trabalhadores possam beneficiar de um ambiente de trabalho mais saudável.

Aplicações como a PocketmHealth da Atos, em conjunto com a plataforma Phillips Health Suite, baseada na cloud, irão permitir gerir as tecnologias e os dados dos dispositivos portáteis de monitorização, como as peças de vestuário com sensores, sensores de movimento e sinais fisiológicos integrados em wearables.

A plataforma estará pronta antes do final de 2017, prevendo-se que se venham a realizar pilotos no Hospital Universitário de Karolinksa na Suécia e na sede da Atos Espanha durante 2018.

Para além da Atos, o consórcio é constituído pela Philips Research, pela Quiron Prevención, e pelo Instituto Karolinksa KTH-KungligaTekniskaHögskolan, Z-Health Technologies (Z-HT), pela província de Estocolmo e pelo Hospital Universitário  Karolinska.