Atos participa em projeto europeu de inovação

O projeto europeu DiSIEM tem como objetivo melhorar a Gestão da Informação e dos Eventos de Segurança (SIEM) com a tecnologia mais moderna para armazenar, processar e visualizar grandes volumes de dados.

A Atos anuncia hoje que participa no projeto europeu DiSIEM (Diversity Enhancements for SIEMs). Esta é uma iniciativa de investigação e inovação trianual cofinanciada pela Comissão Europeia no contexto do Programa Quadro da UE Horizonte 2020. A EDP e a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFCUL) também integram este consórcio, a par de outras entidades europeias.

O DiSIEM tem como objetivo melhorar o atual panorama dos SIEM através da prossecução dos seguintes objetivos:

  • Melhorar a qualidade da recolha de eventos e alertas pelo SIEM através da utilização de sensores redundantes e de novos detetores de anomalias baseados em aplicações.
  • Adicionar suporte para a integração e processamento do volume exponencial do conhecimento produzido a partir dos dados e das informações disponíveis na Internet (OSINT – Inteligência Open Source).
  • Desenvolver novas métricas, novos modelos e novas ferramentas para definir e apresentar a informação relacionada com a ciber segurança, visando assim melhorar os processos de decisão, quer nos centros de operações de segurança, quer a nível corporativo.
  • Permitir a utilização eficiente, segura e de baixo custo dos serviços de armazenamento na cloud pública (por exemplo Amazon S3, Google Storage) para arquivar os eventos de segurança recolhidos pelo SIEM.

A eficácia, a portabilidade e a facilidade de utilização destas ferramentas serão validadas pelo SIEM nos ambientes de teste e produção de três empresas parceiras deste projeto: a Amadeus, a EDP e a Atos.

O DiSIEM será implementado por uma equipa de peritos nas áreas de segurança da informação, aprendizagem automática, armazenamento na cloud, processamento de dados e visualização da informação.