AT&T avança com proposta de compra para a Vodafone

A AT&T – companhia norte-amreicana de telecomunicações – está decidida a avançar com uma proposta para a aquisição da Vodafone.

Vodafone_Building_Near_Victoria_ParkDepois da proposta conjunta com a Verizon ter sido rejeitada, a AT&T decide avançar com uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sozinha.

Caso esta fusão aconteça, o mundo das telecomunicações irá sofrer grandes transformações: esta passa a ser detentora da maior operadora de comunicações móveis do mundo, com uma capitalização de 250 mil milhões de dólares (182 mil milhões de euros), e mais de 500 milhões de clientes; Também poderá interferir na discussão de acordos e preços com os operadores de telecomunicações.

A agência Bloomberg garante que a Vodafone está recetiva a esta fusão, mas sem que esta interfira na sua estratégia de expansão na Europa.

Este ano, as fusões e aquisições entre empresas de telecomunicações foram muitas no mundo inteiro. Em Portugal assistimos à fusão entre a Zon e a Optimus e entre a PT e a brasileira Oi.

Em relação à possibilidade de fusão da Vodafone com a AT&T, as negocações ainda não começaram. Depois da proposta rejeitada com a Verizon, a própria Verizon acabou por comprar os 45% da Verizon Wireless que a Vodafone ainda detinha. Devido a esta última aquisição, a proposta da AT&T só poderá avançar no próximo ano.