AT&T e Verizon querem mais frequências wireless

A AT&T e a Verizon estão a vender ativos para amortizar dívidas contraídas pelos investimentos feitos no aquisição de mais frequências wireless nos Estados Unidos.

at&t

Depois de terem apostado 18,2 mil milhões de dólares (AT&T) e 10,4 mil milhões de dólares (Verizon) na ampliação do seu espólio de frequências wireless, ambas as operadoras de telecomunicações, duas das maiores dos Estados Unidos, querem agora recuperar parte do que desembolsaram com a venda de ativos.

Segundo consta, a AT&T está a abrir mão de centros de dados, por uma quantia de cerca de dois mil milhões de dólares. Já a Verizon está a procurar vender bens no valor de até 15 mil milhões de dólares.

Para além de estar a investir generosamente no aumento das frequências onde opera os seus serviços de telecomunicações wireless, a AT&T, em finais de janeiro, revelara querer comprar a NII Holdings, uma operadora mexicana que em setembro de 2014 pedira proteção contra falência. Apesar de este negócio, que rondaria os 1,88 mil milhões de dólares, permitir que a AT&T se expandisse até ao mercado das telecomunicações do México, significaria também que a norte-americana estaria a contrair uma dívida de 5,8 mil milhões de dólares que vem acoplada à NII Holdings.

Paralelamente, está em curso o negócio de aquisição da DirecTV, no qual a AT&T deverá depositar 48,5 mil milhões de dólares.

Parece que a AT&T está ferozmente empenhada em muscular as suas operações e fazer crescer o seu negócio e o alcance dos seus serviços. Mas será que conseguirá recuperar em tempo útil o capital de que tem vindo a despender antes de embarcar num navio sem leme? Note-se que a AT&T tem um valor de mercado de cerca de 174 mil milhões de dólares.