Categories: Gestão

Autodesk chega a acordo com investidores descontentes e nomeia três administradores

O acordo abrange a firma de investimento Eminence Capital LP e a Sachem Head Capital, que estão descontentes com a forma como a Autodesk está a ser gerida. Em fevereiro, a criadora do AutoCAD apresentou um plano de reestruturação para acelerar a transição do seu negócio para a nuvem e o modelo de subscrição, anunciando o despedimento de 10% dos seus trabalhadores e a consolidação das estruturas. Em troca deste compromisso, a Eminence e a Sachem vão cooperar com o conselho de administração até setembro, data em que o acordo expira.

A resolução inclui a entrada para o conselho de administração Scott Ferguson, sócio da Sachem Head, Rick Hill, chairman da Tessera Technologies e Jeff Clarke, CEO da Kodak. O intuito é reforçar as competências em tecnologia, finanças e governança. “O conselho e equipa de gestão estão focados em executar uma estratégia bem definida e a transição do modelo de negócio que cremos serem a melhor forma de induzir crescimento e entregar valor aos acionistas e clientes”, sublinhou o chairman não executivo da Autodesk, Crawford W. Beveridge.

O conselho terá agora 13 membros mas será reduzido para 11 após o encontro anual da empresa, já que dois diretores não vão estar disponíveis para reeleição.

Scott Ferguson, que vem de uma das firmas de investimento ativistas, será membro do comité de Compensação e Recursos Humanos. Rick Hill irá para o comité de Governança e Nomeações, enquanto Jeff Clarke, da Kodak, fará parte do comité de auditoria do conselho de administração.

A Sachem Head tem uma participação de 5,7% na Autodesk e tinha reservas quando à gestão, operações, planos e estrutura de custos da empresa. A Eminence, que tem 5,8% da gigante de San Rafael, disse que ia coordenar esforços com a Sachem para proteger o seu investimento.

Ricky Sandler, CEO da Eminence, disse estar agora satisfeito com o acordo “construtivo” a que chegaram. “Como investidores comprometidos com o longo prazo, apoiamos a transição do modelo de negócio e a mudança para a nuvem“, referiu. Ferguson, da Sachem Head, acrescentou que estas medidas evidenciam “o forte alinhamento entre o conselho e os acionistas no caminho de futuro.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago