Categories: Negócios

Axel Springer compra participação no Qwant.com

A maior editora jornalística europeia Axel Springer, que está na linha de frente de uma campanha que objetiva conter o poder da Google na Europa, conquistou uma participação de 20 por cento no motor de pesquisa parisiense Qwant, que se foca veementemente na proteção da privacidade dos dados dos utilizadores.

A empresa jornalística alemã avançou hoje que efetuou o negócio através da sua subsidiária Digital Ventures.

De acordo com, Jean Manuel Rozan, co-fundador da startup de pesquisa Qwant, o investimento de cinco milhões de euros vai permitir que a empresa possa conceber novas funcionalidades, como sistemas de encriptação de mensagens de correio eletrónico e expandir os seus serviços a outros países.

Tanto Rozan como Eric Léandri, outro co-fundador, concordam que a Digital Ventures é o parceiro ideal para o Qwant.com, visto que a empresa está na posse do know-how tecnológico e conta já com experiência significativa no crescimento de negócios digitais.

“Nós agora temos os meios necessários para continuarmos a crescer”, afirmou Rozan.

A Axel Springer, que publica o maior jornal alemão, o Bild, estendeu já o seu braço até ao mundo digital, disponibilizando conteúdo online pago. A editora abracou ainda alguns ativos da área da Internet para colmatar as quebras nas receitas do jornal impresso, visto que a migração para o digital tem cada vez mais denunciado, segundo alguns especialistas, a morte do jornalismo impresso.

O direror executivo da Axel Springer, Mathias Doepfner, num editorial publicado em abril no Bild, acusou o algoritmo de pesquisa do Google de monopolizar o mercado da publicidade online, razão pela qual muitos políticos alemães terem já requerido a dissolução da multinacional tecnológica norte-americana.

O Google tem sido alvo de várias restrições ao longo dos últimos tempos. No mês passado, a União Europeia decretou que os utilizadores têm o “direito a serem esquecidos”, ou seja, que podem pedir aos motores de pesquisa para eliminarem a sua informação pessoal dos seus resultados, e, caso a empresa não aquiesça ao pedido, podem mesmo recorrer à intervenção legal de um tribunal.

No início do dia de hoje, em Frankfurt, as ações da Axel Springer cresceram, 0,3 por cento, atingindo os 46,55 dólares cada, o que valeu à maior editora jornalística da Europa uma avaliação de 4,6 mil milhões de euros.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago