Banco Best lança o primeiro fundo de investimento gerido por IA

O primeiro fundo de investimento gerido por inteligência artificial (IA), criado na Alemanha, chega a Portugal. O fundo ACATIS AI Global Equities, da Sociedade Gestora Acatis, é gerido sem intervenção do gestor e com o auxílio de um robô.

Com este lançamento, o Banco Best aumenta a sua oferta de investimento com uma solução em que todo o processo de tomada de decisão, desde a seleção de títulos até à ponderação de cada posição na carteira, é feito com recurso a inteligência artificial.

As principais características do programa deste fundo incluem uma aprendizagem autodidática e uma deteção independente de padrões, capaz de se ajustar progressivamente ao ambiente de mercado e de seguir um horizonte temporal de longo prazo. De um universo de cerca de 4000 ações, a carteira do fundo é constituída por cerca de 50 ações.

“Os modelos de aprendizagem do robô funcionam de maneira similar aos de um gestor, na medida em que estes aprendem a detetar de forma independente os padrões dos balanços das empresas, que logo aplicam aos novos dados. Mas a Inteligência Artificial, desprovida de emoção, permite reforçar a disciplina de investimento. Quantos mais dados estiverem disponíveis no sistema, mais os robôs vão aprender e ganhar experiência”, refere, em comunicado, Carlos Almeida, Diretor de Investimento do Banco Best.

“O acordo realizado com a Sociedade Gestora alemã Acatis, decorre do compromisso do Banco Best em disponibilizar novas soluções de investimento junto dos Clientes e, ao mesmo tempo, reforçar e complementar a oferta de produtos em torno da temática da Inteligência Artificial. A partir de agora, além de investir em empresas que beneficiam do incremento da utilização da Inteligência Artificial, os nossos Clientes podem aceder ao Fundo cujo processo de seleção de ações assenta na Inteligência Artificial, independentemente da área geográfica ou do setor de atividade”, acrescenta o executivo.