Bell Labs com novo centro de I&D em Silicon Valley

Os Bell Labs, área de investigação e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, vão abrir um novo centro de Investigação e Desenvolvimento no principal berço da inovação nos EUA – Silicon Valley. Uma equipa de investigadores dos Bell Labs vai operar a partir de Mountain View e vai estar focada na evolução mundial das redes de telecomunicações para chegar a novas aplicações e serviços de cloud.

alcatel lucent bell labs

No passado as redes eram desenhadas apenas para entregar serviços específicos e pouco abrangentes como voz e dados. Nesta nova era de serviços emergentes baseados em cloud, as redes têm que ser desenhadas e otimizadas para entregar tanto a oferta tradicional de serviços como serviços ainda não definidos. O Software Defined Networking (SDN) irá desempenhar um papel crítico nesta nova forma como as redes serão construídas para o futuro.

Os Bell Labs da Alcatel-Lucent mantêm-se na linha da frente da investigação e inovação, com o foco na forma como as redes devem evoluir face aos comportamentos em mudança e necessidades dos utilizadores finais. A investigação em curso nos centros como o de Silicon Valley contibui para este objetivo global ao se focarem, cada um, em apenas um grande desafio da indústria. Estes centros mais pequenos e especializados potenciam um ambiente de start-up que permite aos investigadores analisar de uma forma ativa os projetos em curso na Alcatel-Lucent, o trabalho desenvolvido nos outros centros Bell Labs e mesmo junto de outros parceiros e empresas, universidades e organizações de investigação.

O centro de I&D de Silicon Valley vai ser a terceira unidade a ser aberta este ano pelos Bell Labs, vindo na sequência do centro lançado em Cambridge no Reino-Unido em Julho, focado em tecnologia vídeo, e do centro em Israel que está concentrado em tecnologia de virtualização e foi inaugurado em Maio.

Este novo centro vai ser liderado por Sanjay Kamat que chefiava, até à data, o grupo Bell Labs Consulting SDN/ NFV onde tinha a responsabilidade pela estratégia e operações dos Bell Labs Advisory Services focados nas questões tecno-económicas relacionadas com tecnologias emergentes. Possui um Doutoramento em Ciência Computacional da Universidade do Texas A&M e um MBA da Columbia University.