BlackBerry abandona fabrico de equipamentos

John Chen, CEO da companhia, disse em conferência de divulgação dos resultados do segundo trimestre que todo o desenvolvimento interno de hardware será interrompido e o fabrico de equipamentos será passado a parceiros.

A BlackBerry desistiu finalmente. Há anos que a empresa enfrenta problemas no seu negócio de telemóveis. Tentou sem sucesso instituir o sistema operativo BB10 apostando na segurança e no design que fez do BlackBerry um ícone na história dos aparelhos móveis e em 2013 chegou anunciar planos de fechar capital e ser vendida. A empresa também não logrou ganhar participação de mercado a fabricar aparelhos com o sistema operativo Android e agora oficializa sua saída do fabrico de smartphones e tablets.

A decisão, já amplamente esperada pelo mercado, foi oficializada pelo CEO da BlackBerry, John Chen, durante a divulgação de resultados financeiros do segundo trimestre. Segundo ele, a BlackBerry interromperá todo o desenvolvimento interno de hardware para se focar unicamente em software e serviços.

“Estamos a chegar a um ponto de inflexão na nossa estratégia. A nossa posição financeira é forte, e a nossa mudança para o software está a mostrar-se segura. A companhia planeia encerrar todo o desenvolvimento interno de hardware e terceirizar essa função com parceiros. Isso permitirá reduzir necessidades de capital e melhorar o retorno do capital investido”, justificou Chen.

O executivo detalha que no segundo trimestre a BlackBerry mais que duplicou a receita de software em comparação anual e conseguiu “as maiores margens da história da companhia”. Ele comemorou o início da entrega dos primeiros BlackBerry Radar, um sistema de rastreio end-to end, e a assinatura de aliança estratégica de licenciamento do BBM com uma operadora da Indonésia. “A BlackBerry tem no BES12 o core da sua estratégia de software, mas outras áreas da companhia precisam de ser alinhadas se a quisermos tornar numa empresa de aplicações competitiva”, completa Chen.

A descontinuação da unidade de smartphones já tinha sido apontada pelo CEO e a empresa agora irá focar-se na sua suíte de softwares para o mercado corporativo (BES12) e em segurança móvel.

Resultados

A BlackBerry amargou um prejuízo de 372 milhões de dólares no segundo trimestre, uma degradação significativa, já que no mesmo período de 2015 a empresa tinha conseguido lucro de 51 milhões de dólares. As receitas também caíram mais de 33%, para 334 milhões de dólares no fim de julho – com software a corresponder a 44% desse valor e os serviços a 26%. O hardware significou apenas 30% da receita.

Com a descontinuação da área de hardware, a expectativa da BlackBerry é conseguir um crescimento de 30% em software e serviços para o ano fiscal e reduzir o prejuízo da empresa.