BlackBerry perde a app do Facebook, mas não desiste

Poderá um sistema operativo sobreviver sem uma das aplicações centrais o universo móvel? Uma app que é usada por quase mil milhões de pessoas diariamente para aceder à rede social? A BlackBerry espera que sim, claro, mas este é um golpe tremendo que se segue à desistência da plataforma por parte da WhatsApp, subsidiária do Facebook, no final de fevereiro.

“O cenário das aplicações continua a evoluir, e de formas que nem sempre podemos controlar”, escreveu Lou Gazzola, diretor da equipa de ecossistema e programação da BlackBerry, no blogue corporativo da marca.

“Estamos extremamente desapontados pela decisão [do Facebook], já que tantos utilizadores adoram estas aplicações. Lutámos para trabalhar com o WhatsApp e Facebook para que mudassem de ideias, mas neste momento a decisão mantém-se”, explicou o responsável, pedindo aos utilizadores que manifestem o seu desagrado com a hashtag #ILoveBB10Apps.

Gazzola referiu que a BlackBerry está em busca de alternativas e reafirmou o compromisso da sua equipa para com o sistema BB10, que recebe “milhares de novas aplicações” todos os meses. Como forma de promover os programadores que se mantêm fiéis à plataforma, a marca criou uma lista de 20 aplicações que estarão em destaque durante duas semanas, “Great Apps on BlackBerry.”

Apesar destas declarações de confiança, John Chen disse em janeiro, durante o CES 2016, que a empresa vai lançar pelo menos mais dois smartphones com Android este ano, e não prevê nenhum novo com BB10. Uma decisão que parece contradizer o compromisso com a sua plataforma proprietária, agora em torno de 1% de quota mundial. No entanto, faz sentido: o Priv, primeiro smartphone com Android da BlackBerry, vendeu 700 mil unidades logo no trimestre inaugural de vendas e foi considerado esgotado (a marca não manteve qualquer stock, o que é crítico nesta altura).

Chen já disse também que pretende vender 5 milhões de smartphones por ano fiscal – saberemos o que aconteceu no último já no próximo dia 1 de abril, altura em que a BlackBerry reporta os resultados do quarto trimestre fiscal, findo a 29 de fevereiro, e os do ano fiscal de 2016.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

3 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

4 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

5 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

5 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

6 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

7 dias ago