BlackBerry poderá lançar smartphone Android este ano

O próximo smartphone da BlackBerry poderá operar sobre o Android. Será a primeira vez que a empresa canadiana utilizará o sistema operativo da Google num dos seus telemóveis, indicando que tem tido dificuldades em aumentar a sua base de consumidores.

blackberry-sign-2938

Operando sobre um SO ainda mais fechado que o da Apple, os telemóveis da BlackBerry têm sido preferidos pelas agências governamentais norte-americanas, devido aos seus elevados parâmetros de segurança. Contudo, a empresa tem falhado em cativar o mercado do consumo, pelo que uma reorientação do negócio rumo ao Android pode ser a solução.

As informações foram avançadas pela Reuters, que se apoiou no testemunho de quatro fontes não identificadas. A agência conta que a tecnológica canadiana estava confiante de que a sua gama de telemóveis com o sistema operativo móvel BlackBerry 10 era capaz de recuperar o território que perdera para a Apple e os seus iPhone e para o mar imenso de dispositivos alimentados pelo SO da Google. Mas, aparentemente, tal não se verificou, levando a fabricante a ingressar por outros caminhos e a procurar outras soluções.

De acordo com dados da IDC, a quota da BlackBerry no mercado dos smartphones, no primeiro trimestre de 2015, era de 0,3 por cento, face aos 6,3 por cento do mesmo período de 2012.

O CEO John Chen tem investido fortemente no desenvolvimento do sistema de gestão de dispositivos BES12, que permite que as empresas e as organizações governamentais giram, nas sua redes internas, não apenas os dispositivos BlackBerry mas também aqueles que operam sobre o iOS, o Android e o Windows da Microsoft.

No entanto, o BES12 tem sido olhado com alguma reticência, face à sua capacidade para administrar e garantir a segurança dos dispositivos, sejam eles da BlackBerry ou da concorrência. Com a entrada no universo Android, a canadiana pode colocar um termo a estas dúvidas.

Duas das fontes a que a Reuters teve acesso indicam que o dispositivo Android da BlackBerry poderá ser lançado já este outono, e que exibirá, simultaneamente, um ecrã tátil e um teclado.