Bosch reforça aposta em soluções e tecnologia para veículos definidos por software

A empresa espera vendas de 3 mil milhões de euros em 2026 apenas em computadores para assistência ao condutor e infotainment.

O software é a chave para o futuro da mobilidade e é nesse sentido que a Bosch tem vindo a apostar na oferta de soluções e tecnologia para veículos definidos por software em todos os domínios – desde computadores de veículos centrais até soluções cloud e semicondutores.

Aqui, a Bosch beneficia da sua força não só em software automóvel, mas também no hardware necessário para o mesmo, “e já regista um crescimento robusto em computadores de veículos”.

A empresa espera vendas “de 3 mil milhões de euros em 2026” apenas em computadores para assistência ao condutor e infotainment.

No geral, a evolução dos negócios da Bosch “é positiva”, revela a empresa em comunicado, embora o ambiente continue “volátil e desafiante”.

No setor de negócios de mobilidade, espera-se que as vendas cresçam “sólidos 10% em 2023, após ajuste aos efeitos da taxa de câmbio”.

“A Bosch conhece bem o software e está a utilizá-lo para moldar o futuro da mobilidade. A nossa tecnologia tornará o veículo definido por software uma realidade e irá ajudar a colocá-lo na estrada”, afirma o Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, na IAA Mobility 2023 em Munique.

“No futuro da mobilidade definida por software, não será apenas o hardware a assumir um papel vital, será também a interação de software a partir de várias fontes”, explica Hartung.

Como parte deste esforço estratégico, a empresa está a reorganizar o seu setor empresarial de mobilidade a partir de 1 de janeiro de 2024.

A Bosch emprega 38.000 desenvolvedores de software apenas nas suas operações de mobilidade.