Categories: EscritórioMobilidade

bq no CES 2015, com novos produtos

A tecnológica espanhola bq tem lugar marcado na feira de eletrónica de consumo CES 2015, e vai levar consigo para Las Vegas produtos dos seus segmentos de impressão 3D, de robótica e o seu kit de scanner 3D Ciclop.

No evento que decorrerá entre o dia seis e nove de janeiro, a bq apresentará o seu primeiro scanner 3D, o Ciclop, dotado de software e hardware totalmente livres. Segundo a empresa, o Ciclop integra um laser rotativo de triangulação 3D – “utiliza luz laser para capturar a geometria e textura do objecto que roda sobre uma plataforma giratória”. O scanner recorre à aplicação Horus, multiplaforma e aberta, inteiramente concebida pela bq.

Para a cidade norte-americana do jogo, a empresa tecnológica vai também levar na mala de viagem o kit de impressão 3D Prusa i3 Hephestos. Este é um produto aberto a partir do qual o utilizador poderá construir a sua própria impressora 3D.

A Witbox vai também estar presente no CES 2015, tendo sido classificada como a quarta melhor impressora do mundo, de acordo com o Top 15 Quality Ratings da 3D Hubs. O sistema de impressão deste produto é “inspirado na curva de Fibonacci, com um tubo em PTFE para a passagem do filamento”, disse a empresa.

No decorrer da feira de eletrónica de consumo, a bq vai também apresentar o Mi primer Kit de Robótica, que permite a montagem de “qualquer robot ou jogo eletrónico partindo do zero”. Este produto alinha-se com o mote da empresa espanhola de “democratização do acesso à tecnologia”, para que as gerações mais jovens não sejam só utilizadores mas também criadores.

“A CES serve de local para a apresentação a nível mundial da nossa divisão de impressão 3D, especialmente do nosso último produto, o kit de scanner 3D Ciclop. Mas o que nos entusiasma de forma especial é apresentar globalmente o nosso projeto de robótica educativa, porque acreditamos que vai contribuir para que as crianças desmitifiquem a tecnologia e aprendam a utilizá-la, mas também a criá-la eles próprios”, referiu o diretor-geral adjunto da bq, Rodrigo del Prado.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 dia ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

7 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago