Braço-de-ferro entre Google e Yahoo pela liderança

O reinado da Google no mercado norte-americano da pesquisa online poderá ter os dias contados. Em janeiro, a empresa de Larry Page registou a sua maior quebra de cota de mercado desde 2009, ao passo que a Yahoo viu o seu poder subir mais do que nunca antes.

Marissa Mayer yahoo google

Os ventos podem estar a mudar de direção na esfera da pesquisa online. Em dezembro, a Google viu a sua cota do mercado norte-americano de pesquisa online cair para 75,2 por cento, face aos 79,3 por cento que detinha em 2013. Por outro lado, a Yahoo conseguiu conquistar uma cota de 10,4 por cento, refletindo um aumento de três por cento.

Novembro foi um mês positivo para a Yahoo. O motor de busca de Marissa Mayer conseguiu suplantar o Google nos browsers Firefox nos Estados Unidos. Desde de 2004 que o Google era o motor de busca pré-definido do browser da Mozilla.

O diretor executivo da consultora StatCounter, Aodhan Cullen, afirmou que o negócio entre a Yahoo e a Mozilla veio alterar o quadro norte-americano da pesquisa online. O CEO disse que agora resta esperar e verificar se os utilizadores do Firefox deixar-se-ão conquistar pelo pré-definido Yahoo, ou se voltarão para os braços do Google.

Segundo a StatCounter, os utilizadores do Firefox representavam em dezembro pouco mais de 12 por cento do total de utilizadores da Internet nos Estados Unidos.

Desde que em 2012 fora nomeada diretora executiva da Yahoo, Marissa Mayer tem lutado por fazer crescer a empresa e tem tentado concorrer em pé de igualdade com sua arqui-rival Google, pelo que o ganho de cota do mercado da pesquisa online dos Estados Unidos surge como uma notícia bastante positiva e animadora.