FLOA Pay: o segredo está no pagamento

What is a Brand Discovery ?

Uma melhor experiência de compra passa em muito pelas opções de pagamento disponibilizadas ao cliente. Fracionar os valores ou optar pelo conceito pay later são soluções a considerar.

Nos últimos anos, o comércio tem vindo a ganhar um grande impulso, nomeadamente ao nível do digital, muito por causa da recente pandemia de Covid-19 e do confinamento a que esta obrigou em 2020.

E foi também nessa altura que o conceito “compre agora, pague mais tarde” (do inglês buy now, pay later – BNPL) ganhou novo fôlego, tornando-se já um método de pagamento mainstream, de acordo com o Relatório de Tendências de Comércio e Pagamentos de 2022 da Global Payments.

Neste campo, a Juniper Research diz esperar que os pagamentos BNPL representem quase um quarto de todas as transações globais de comércio eletrónico até 2026, (acima dos 9% que representavam em 2021). O modelo “compre agora, pague depois” vem assim permitir a qualquer pessoa fazer compras online (mas também no comércio tradicional) e pagar em prestações, sem juros.

E, se é bem verdade, que os planos de pagamento a prestações não são propriamente notícia nova, já que vários retalhistas permitem há muitos anos que os clientes paguem as suas compras desta forma, também é verdade que o conceito BNPL transportou esta possibilidade para a era digital. O mesmo será dizer que, agora, qualquer retalhista poderá oferecer pagamentos a prestações para os seus produtos, por mais baratos que sejam, online ou na loja.

Soluções à medida

Com presença no mercado nacional, a FLOA Pay, do Grupo BNP Paribas, atua neste campo disponibilizando soluções de pagamento fracionado em 3 ou 4 prestações ou ainda de pagamento diferido. No caso das primeiras, falamos de uma solução 100% digital, disponível para compras entre os 50 e os 3000 euros e com a opção de fracionar o pagamento tanto online como também na loja física.

Já no caso do serviço de pagamento diferido, disponibilizado pela FLOA Pay, trata-se também de uma opção de compra imediata, com pagamento adiado, seja por via do online ou em loja. Neste caso, os valores em compras podem variar entre os 30 e os 1000 euros e a solução, 100% digital, permite aos clientes recorrer a cartões de crédito ou débito para realizar o pagamento.

As soluções podem ser implementadas no comércio online, sendo que, na altura de finalizar a sua compra, basta ao cliente selecionar a opção FLOA e visualizar o plano de pagamento que tem disponível.

Já no âmbito da oferta em loja física, o FLOA Pay está disponível por via de um processo 100% digital, em que o vendedor preenche as informações dadas pelo cliente. Este recebe, posteriormente, um SMS para confirmar o pagamento e o processo avança sem mais demoras.

Mas as soluções da FLOA Pay podem ser ainda integradas em qualquer call center, independentemente da interface que esteja a ser utilizada, transformando a experiência de compra num processo mais agradável para o cliente e com resultados visíveis para o retalhista.

Uma jornada de compra com sinal positivo

Numa altura em que 61% dos consumidores afirmam que mudariam de estabelecimento comercial, tendo por base as facilidades de pagamento proporcionadas, segundo dados de um estudo Kantar para a FLOA, esta é uma opção a ter em conta.

A oferta FLOA Pay poderá ser implementada por via da API FLOA ou, caso o cliente já tenha um PSP ou CMS, poderá integrar estas soluções de pagamento no seu website de comercio eletrónico através dos módulos FLOA Pay. Neste ultimo caso, a empresa trabalha em estreita colaboração com vários PSP e CMS para assim garantir um processo de integração adaptado aos seus desafios e às ferramentas de pagamento existentes.

Com um acompanhamento personalizado por via de um interlocutor único que segue diariamente o cliente, a FLOA disponibiliza ainda um Portal do Comerciante que integra diferentes funcionalidades. Entre estas, destaque para a capacidade de simular os planos de pagamento, os eventuais custos para os clientes e os custos de financiamento para o comerciante, relacionados com uma encomenda; falamos ainda na possibilidade de gerir as suas encomendas e visualizar todos os financiamentos realizados; de anular, total ou parcialmente, uma encomenda efetuada e extrair os diários de financiamento de uma determinada data; e ainda de aceder ao manual de utilização sempre que surgirem dúvidas.

A empresa conta com presença em Portugal, mas também em outros países europeus como França, Itália, Espanha e Bélgica, disponibilizando uma plataforma que permite acompanhar as compras seccionadas por geografia.