Santander Consumer Finance Portugal estreia solução de biometria

O consumidor que pretenda solicitar um crédito através da jornada online terá agora à sua disposição a possibilidade de recorrer à biometria.

O Santander Consumer Finance, Sucursal em Portugal, acaba de implementar uma solução de biometria integrada na sua jornada de financiamento online.

O consumidor que pretenda solicitar um crédito através da jornada online do Santander Consumer Finance terá agora à sua disposição dois modos de identificação “simples, rápidos e seguros”.

Por um lado, a Chave Móvel Digital e, por outro, a nova solução de biometria, que funciona em apenas dois passos:

Inicialmente é feita a introdução de dados fundamentais: uma vez confirmados os necessários consentimentos, o cliente efetua o carregamento, em formato de imagem ou pdf, do Cartão de Cidadão, o que permite que os seus dados sejam automaticamente preenchidos no início do processo de financiamento.

Posteriormente, o cliente faz a validação dos contactos e preenche a restante informação necessária.

Finalmente, existe uma confirmação da identificação do cliente, através de um processo de “liveness”/”prova de vida”: basta ligar a webcam e tirar fotos ao rosto, que o sistema compara com a que consta do cartão de cidadão.

Acima de determinado valor de financiamento, o processo é reforçado por uma videochamada integrada na jornada de financiamento. Em poucos minutos, a validação está feita.

Este dispositivo avançado de identificação confere “maior segurança às transações digitais, cumprindo os requisitos regulatórios de Know-Your-Customer e de tratamento de dados pessoais, oferecendo aos consumidores uma melhor experiência nas suas compras online”, diz a empresa de crédito.

Na ótica dos comerciantes digitais, permite o aumento do potencial de conversão de transações, já confirmado por alguns dos parceiros do Santander Consumer Finance, que registaram um aumento da taxa de conversão perto dos 40%.

Para Nuno Zigue, CEO do Santander Consumer Finance – Sucursal em Portugal, “este importante passo revela o compromisso contínuo do Santander Consumer Finance com a inovação tecnológica, colocando-a ao serviço do cliente e dos seus parceiros, numa solução ágil, cómoda e segura”.