BRF adota nuvem da Microsoft em todas as subsidiárias no mundo

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, decidiu adotar o serviço de armazenagem de informações em nuvem da Microsoft, com o propósito de ganhar eficiência na sua operação global.

Pioneira no uso do sistema, a companhia de alimentos tem como objetivo melhorar a colaboração dos funcionários por meio de ferramentas como o Microsoft Office 365, Skype for Business e Yammer, que já são utilizadas por cerca de 30 mil pessoas na empresa.

“Pensando em resultados tangíveis, reduzimos em cerca de 30% os custos de outsourcing, telefonia e viagem com a operação utilizando a nuvem”, observa Alexandre Biazin, gerente de TI BRF. O executivo ressalta também os ganhos intangíveis do produto, como experiência de uso mais agradável, produtividade e satisfação dos colaboradores.

O projeto teve dois impactos significativos: o primeiro é a padronização das ferramentas em nuvem por todos os escritórios da empresa, de modo a facilitar a comunicação e a colaboração entre as equipes, dando-lhes a elas a capacidade ilimitada de armazenamento de dados (que antes era de até 1GB por usuário). O segundo é a adoção de uma solução capaz de oferecer a agilidade e a flexibilidade necessárias para apoiar a expansão internacional, foco estratégico da empresa.

No total, o trabalho durou nove meses até sua implantação. “Com a plataforma em nuvem garantimos padronização na entrega dos produtos em todas as filiais, com agilidade e sem a necessidade de instalar servidor ou conexão de e-mail”, refere Biazin. Além disso, acrescenta, “seja qual for a unidade da companhia, a segurança de ponta está aplicada e evita problemas como invasões e roubo de informações.”

O primeiro produto implantado foi o e-mail corporativo, seguido do Yammer, batizada internamente de “InTouch”. O objetivo principal da utilização da plataforma foi elevar o nível de segurança e conformidade. Já o Skype for Business (integrado ao sistema de ramais e conferência de voz) mudou a forma como a BRF comunica e trouxe redução nos custos de telefonia e despesas com viagens.

“A BRF cresce muito fora do Brasil e tem um desafio importante em conectar rapidamente pessoas de países e culturas diferentes”, diz Biazin. Atualmente, a empresa está em plena implantação do portal de intranet “We Are BRF”, utilizando o Microsoft Sharepoint Online.