BT e Oracle assinam parceria para oferta na cloud

A BT e a Oracle assinaram uma parceria para a oferta conjunta de serviços na nuvem, com foco na optimização do desempenho, custos e inovação.

A aliança dará origem à BT Cloud Connect para a Oracle FastConnect, o que permitirá aos clientes utilizarem uma ligação privada baseada no serviço de IP Connect VPN da BT para transacionarem  grandes volumes de dados entre a Oracle Cloud e as suas próprias instalações.

A BT vai garantir as ligações diretas com as localizações da Oracle Cloud em Amesterdão e Londres, facilitando o acesso aos serviços prestados pelos centros de dados europeus aos clientes, independentemente do local do mundo onde estes se encontrem. Graças ao pré-aprovisionamento através da BT Cloud Connect, a BT pode reduzir significativamente o prazo da implementação das linhas dedicadas, passando o mesmo de meses para apenas alguns dias.

O serviço vai estar disponível no último trimestre de 2016. Segundo as empresas, a intenção é eliminar as barreiras à adoção da nuvem, proporcionando opções de conectividade que vão desde os centros de dados empresariais híbridos até à nuvem da Oracle.

“A nuvem é a área de negócio da Oracle que está a crescer mais fortemente”, sublinha Thomas Kurian, presidente de desenvolvimento de produto da Oracle. “Esta aliança ajudará os nossos clientes a aproveitarem a Oracle Cloud para executarem as suas estratégias de negócio, beneficiando da abrangência e da capacidade da rede global da BT e da sua oferta de Cloud Connect para satisfazerem as suas necessidades de conectividade de banda larga.”

Luis Álvarez, CEO de Global Services da BT, acrescenta que o acesso direto e fiável aos dados e às aplicações alojadas na nuvem é crítico para as empresas com projetos de transformação digital. “Estamos a acelerar o objetivo de sermos o primeiro integrador de serviços na nuvem do mundo e estou orgulhoso por sermos o primeiro fornecedor de serviços de rede a oferecer o acesso direto à Oracle Cloud”, afirmou.

A Oracle Cloud corre em 19 centros de dados em todo o mundo e suporta 70 milhões de utilizadores. A Oracle FastConnect faz parte da Oracle IaaS, que utiliza recursos como a “Computação Elástica”, redes e armazenamento.

Este anúncio surge na sequência da estratégia definida pela BT para a sua oferta Cloud of Clouds, que possibilita que os seus clientes multinacionais se liguem à nuvem através de uma rede de alta velocidade, gerida de forma centralizada, fiável e segura, e  com níveis de desempenho altamente previsíveis.