Categories: Cloud

B!T Talks: Ir para a cloud é um ponto sem retorno

EMC, CIONET Portugal, Microsoft, Claranet, PHC Fujitsu e Assoft estiveram ontem no Auditório da Casa da Imprensa, em Lisboa, a debater as estratégias para cloud computing, um evento com a marca B!T.

Fernando Miranda, Enterprise Account Manager da EMC, falou sobre a necessidade de uma partilha de riscos ao mesmo tempo que admitiu faltar legislação que regule os processos. “Mas confio que na União Europeia consigamos um conjunto de soluções e estratégias”, disse aos presentes. A EMC acredita que a cloud híbrida é para o caminho a seguir, garantindo Fernando Miranda que a empresa norte-americana oferece uma solução integrada, testada e certificada antes de chegar ao cliente final.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, avançou para a plateia que o crescimento do mercado de cloud está a ser de dois dígitos ao ano e que “a transformação digital vai empurrar o ecossistema cloud no mercado europeu”.

Luís Carvalho, Diretor da Area de Cloud e Enterprise na Microsoft, admite mesmo que a empresa norte-americana está a crescer acima do mercado e que o catálogo de soluções “é cada vez mais variado e não pára de crescer”. Para a Microsoft, a cloud só tem valor para o cliente se existir uma evolução contínua.

Renato Paço, Consulting Services Lead da Claranet, diz que benefícios da cloud são claramente: agilidade e redução de risco e confirmou que “as empresas têm em média 3 clouds públicas e 3 clouds privadas.”

Para Francisco CaselliPHC FX Research Research Unit Director, “a cloud é uma ferramenta para mudar o negócio, o mercado, muito flexível e global” e “as empresas devem poder aceder a serviços mais especializados e inovadores”.

José Pinto, Director da Unidade de Cloud da Fujitsu, falou sobre o facto da convergência tecnológica obrigar as empresas a rever as suas fórmulas e que “criatividade ao nível do negócio tornou-se num novo desafio”.

A fechar o evento, Luís Sousa – presidente da direção da ASSOFT clarificou que, hoje, a cloud tem um custo acessível a plataformas fiáveis, seguras e escaláveis e é a solução para suportar as tendências de trabalho das novas gerações.”

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

15 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago