Categories: GestãoSegurança

Cada vez mais empresas procuram cobertura de seguros cibernéticos

A norte-americana disse que a sua solução de cobertura CyberEdge cobre já, no mercado ibérico, mais de 250 empresas, sendo que mais de 20 são portuguesas. O seguro foi lançado no mercado nacional em 2013.

A adoção do CyberEdge cresceu perto de metade em 2014 e o número de incidentes cibernéticos subiu 30 por cento. Este aumento deveu-se ao facto de as empresas cada vez mais estarem cientes dos perigos a que estão expostas, especialmente se as suas infraestruturas e sistemas informáticos constituírem pilares-mestres do negócio.

Em Portugal, avançam fontes oficiais, a AIG disponibiliza “cobertura para reclamações de terceiros decorrentes de falha na segurança da rede do segurado ou falha na proteção dos dados”; cobertura contra quebras de segurança ou infração de privacidade “cobrindo os custos com notificações, relações públicas e outros serviços que auxiliam na gestão e minimização de um incidente cibernético”; seguro contra “uma interrupção efetiva das operações de negócio do segurado causada por uma falha de segurança do sistema informático, através do reembolso dos lucros cessantes e despesas operacionais”; e proteção aplicável “a ameaças de ataques dolosos à segurança de um cliente por uma entidade externa com o intuito de extorquir dinheiro ou outros valores”.

Em fevereiro, o LA Times noticiou, apoiando-se em análises de especialistas, que o valor do setor dos seguros cibernéticos quase que duplicou entre 2013 e 2014, sendo que este aumento tornar-se-á tendencial ao longo dos próximos anos devido ao crescendo da digitalização dos negócios.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago