Cai por terra acordo entre Yahoo Japan e eAccess

A Yahoo Japan abandonou o seu negócio com a eAccess, que traduzir-se-ia na compra da rede wireless da segunda por 3,2 mil milhões de dólares, o que aos olhos de muitos era uma manobra desnecessária, visto que ambas as empresas estão, uma mais do que a outra, sob a alçada da SoftBank.

The Yahoo logo is shown at the company's headquarters in Sunnyvale

 

Ficando o acordo sem efeito, a Yahoo Japan, criada pela associação da gigante da Internet norte-americana Yahoo e pela japonesa de telecomunicações SoftBank, avançará então com o seu projeto para distribuir um serviço low-cost de Internet móvel através da utilização da rede mobile da eAccess.

Por seu lado, a eAccess no primeiro dia de junho concretizará a fusão já programada com a Willcom, uma fornecedora de acesso remoto à Internet, também ela propriedade da gigante nipónica de telecomunicações.

Quer a Yahoo Japan, quer a eAccess são dois ramos da mesma árvore, razão pela qual foram muitos os analistas que franziram o sobrolho perante o anúncio do negócio entre ambas as empresas no dia 27 do passado mês de março, visto que são as duas detidas pela SoftBank cujo objetivo era angariar mais capital para financiar a sua agressiva estratégia de aquisições internacionais.

Ficou, então, consentido que a joint venture Yahoo Japan iria fornecer serviços por meio da rede da eAccess, deixando esta última autónoma e responsável pela infraestrutura.

Os analistas haviam já considerado a relevância da Yahoo Japan adquirir a operação wireless de um membro do mesmo grupo. Consequentemente, desde o anúncio do acordo, as ações da divisão japonesa da gigante liderada por Marissa Mayer têm perdido, até agora, 25 por cento do seu valor.