Canhe-Fit, a ‘pulseira’ de fitness para animais de estimação

O mercado dos wearables tem sido impulsionado sobretudo pela área da saúde e exercício físico, mas no caso da Canhe-Fit o alvo não é o humano. É o cão ou gato que vive com ele.

Este wearable usa-se na coleira do cão ou gato como se fosse um acessório estético e monitoriza o exercício físico, peso e necessidades nutricionais. É esse o foco da Canhe-Fit, segundo os criadores: um dispositivo que determina a melhor nutrição do animal de estimação tendo em conta a raça, idade, peso e exercício físico.

A empresa por detrás deste wearable para animais é a francesa Canhegat, fundada por Nicolas Loiseau (CEO) e Yohan Vigier (diretor de tecnologia). A primeira aparição da Canhe-Fit foi na feira CES 2016, ainda em protótipo, e agora os fundadores querem levantar o investimento necessário para a produção em massa. Têm duas campanhas a decorrer em simultâneo na plataforma de crowdfunding Indiegogo, uma em inglês com dólares americanos e outra em francês, onde é possível contribuir em euros. No total, a Canhegat precisa de 50 mil dólares/25 mil euros.

O wearable em si tem um acelerómetro que analisa o movimento do animal, um microcontrolodar para a análise das medições, um módulo de memória que regista 24 horas de cada vez, sincronização de dados e Bluetooth para a ligação com o smartphone do dono.

As medições e análises são calculadas usando um algoritmo que contém dados sobre 700 marcas de comida para animais, em paralelo com os gastos de energia diários. As estatísticas diárias e os dados históricos estão depois disponíveis na app (App Store e Google Play), que também serve como localizador GPS.

O pack clássico do Canhe-Fit, que inclui uma capa em silicone par personalizar o wearable, custa 80 euros na campanha de financiamento, mas há um pack “light” por 60 euros. A data prevista de entrega é outubro.

“Quanto melhor a alimentação, mais tempo viverá o seu animal de estimação”, dizem os criadores, sublinhando que é “difícil” escolher entre as milhares de opções no mercado. Este é, garantem, o aparelho de monitorização de animais mais pequeno do mercado, “com um toque do design francês.”