Categories: Negócios

Canon de olhos postos em empresa de video-vigilância

A Canon quer comprar a especialista em vigilância Axis. O negócio rondará os 2,83 mil milhões de dólares e permitiria à empresa japonesa expandir-se para lá das fronteiras do mercado das câmaras fotográficas, que tem vindo a perder pujança.

A acontecer, este seria o maior negócio na história da Canon, que está veemente a procurar reduzir a sua dependência do declinante mercado das câmaras.

A sueca Axis, cujo negócio assenta no desenvolvimento de redes de câmaras para vigilância e segurança, disse já, de acordo com a Reuters, que o seu conselho administrativo aprovara unanimemente a proposta da Canon. A empresa garantiu também que três dos seus maiores investidores apoiarão o acordo de aquisição.

Apesar de não serem conhecidos os exatos lucros que a Canon obtém do seu segmento de câmaras de vigilância, a fabricante japonesa vê este setor como uma crescente fonte de oportunidades de negócio e de receitas.

De acordo com a consultora IHS, ao açambarcar a Axis, a Canon está a conquistar a liderança no setor da videovigilância, que em 2014, segundo consta, assomou aos 15 mil milhões de dólares.

A queda do setor das câmaras fotográficas tem sido alimentada pelos smartphones que integram câmaras de alta definição, e que estão a empurrar para a sombra os produtos de fabricantes como a Canon. Contudo, a Reuters afirmou que, em janeiro, a Canon registara um ténue aumento nos lucros do quarto trimestre de 2014, amortecendo a pressão exercida pelos telemóveis inteligentes com a diminuição do valor do yen e o reforço das vendas de equipamentos para escritório.

Em 2014, 80 por cento das receitas da Canon foram geradas fora do Japão.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago