Garmin anuncia novas soluções de navegação

O Garmin nüviCam apresenta um ecrã tátil de seis polegadas e possui um suporte magnético com alimentação que permite, segundo a marca, fixar e carregar, de uma forma totalmente segura, o GPS em plena condução.

Esta solução disponibiliza um sistema de alerta de colisão dianteira, que dá origem a sinais visuais e sonoros sempre que o condutor circular muito perto do veículo da frente. Inclui ainda um aviso sempre que a viatura se desvia da faixa correta.

Garmin Real Vision é uma outra característica deste aparelho que transforma o ecrã do GPS num mapa com o modo de visualização de câmara. Desta forma, o GPS irá sobrepor a linha de navegação à imagem real do local de destino, para que o condutor possa identificar mais rapidamente o trajeto e o seu destino.

Outra vantagem deste produto é a câmara integrada que, para além de gravar toda a condução, possui um sensor que ao detetar um incidente guarda automaticamente os ficheiros de vídeo com toda a informação relevante – impacto, travagem brusca, entre outros pontos. A estrutura rotativa da nüviCam permite ajustar o ângulo da câmara para garantir uma melhor posição de gravação.

O condutor pode ainda retirar a câmara do suporte para fotografar pormenores fora do veículo. O dispositivo integra um cartão microSD de 4 GB para armazenar as gravações. O Direct Access simplifica a navegação para selecionar destinos mais complexos, como aeroportos e centros comerciais.

O sistema de reconhecimento de voz do Garmin nüviCam permite, de acordo com a marca, um controlo mais eficiente e seguro do equipamento, sem que o condutor tenha que tirar as mãos do volante. O utilizador pode inclusive criar um comando de voz que só ele controla. Para dar instruções por voz, o condutor tem apenas que de dizer o comando que pretende e indicar por voz as opções do menu exibido no ecrã.

dēzlCam oferece os mesmos alertas que o nüviCam e integra também uma câmara que possui características idênticas àquelas oferecidas pelo Garmin nüviCam.

O equipamento foi concebido para configurar as características concretas de cada camião (altura, largura, longitude, peso, materiais perigosos, entre outros). Com esta informação, o GPS vai fornecer uma rota baseada nessas informações e restrições ou condições adversas na estrada a percorrer até ao destino, como por exemplo curvas perigosas e declives, estradas estreitas, fortes rajadas de vento, entre outras informações que permitem aos condutores anteciparem subidas e descidas e fazerem as alterações apropriadas à sua rota consoante o veículo que conduzem.

O aparelho disponibiliza ainda uma base de dados com Pontos de Interesse (POI) específicos para camionistas que pretende facilitar a localização de restaurantes, alojamento, áreas de descanso, oficinas, entre outros locais.

Com o planeador de rotas, os motoristas podem programar múltiplas paragens e usufruir de toda a informação importante fornecida pelo GPS: engarrafamentos ou obras rodoviárias, rotas, restrições de altura, peso, comprimento e materiais perigosos existentes em cada estrada.

O registo histórico de serviço memoriza datas e tipo de serviço prestado: por exemplo, um recorde de quilometragem, a pressão dos pneus, mudanças de óleo e pneus.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago