Carnegie Mellon Portugal leva empreendedores aos EUA

Já são conhecidas as quatro equipas selecionadas que participarão na 1ª edição do inRes – Entrepreneurship in Residence, a mais recente iniciativa do Programa Carnegie Mellon Portugal lançada em Março. As equipas – uma do Minho, uma de Lisboa, e duas do Porto – começam esta semana a fase de preparação, ainda em Portugal, focada na melhoria de produtos/serviços e conceitos de negócio, e no desenvolvimento de um plano detalhado para a imersão nos Estados Unidos. O workshop de lançamento tem lugar amanhã, no Instituto Superior Técnico.

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Das 14 candidaturas submetidas nesta primeira edição do inRes foram escolhidas as quatro que, segundo a organização, apresentaram projetos mais sólidos de comercialização de produtos e serviços na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): a DISPLR (Minho), a Followprice (Lisboa), a WeTruck (Porto) e a Xhockware (Porto).

A DISPLR (www.displr.com) é uma spinoff da Universidade do Minho, que apresenta um novo social media que pretende reformular o papel das demonstrações públicas digitais como um meio de comunicação, com um foco nos processos de interação social e reforçando a cadeia de valor.

Por sua vez, a Followprice (https://followprice.co) é uma startup apoiada pelo programa Bluestart da Portugal Telecom, que tem uma ferramenta de marketing digital avançada vocacionada para sítios de comércio eletrónico (e-commerce stores) que permite aos clientes seguirem os seus produtos favoritos e, posteriormente, serem avisados sobre as suas mudanças de preço.

Já a WeTruck (http://www.wetruck.pt) é um projeto pré-incubado no UPTEC, que está a desenvolver um sistema inovador de recuperação de energia para camiões de refrigeração.

Por fim, a Xhockware (http://www.xhockware.com) é uma startup incubada no UPTEC, que tem como primeiro produto o SmartShopping, um sistema de checkout que irá mudar a forma como os clientes realizam o processo de compra em loja, permitindo efetuar o pagamento de um carrinho de compras completo em menos de um minuto, assegurando ao retalhista proteção contra roubo.

Através do inRes, as equipas vão beneficiar de um programa único de aceleração de negócios, que inclui uma primeira fase de formação intensiva em Portugal, seguindo-se um período de seis semanas de imersão em Pittsburgh e na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. Aí, as equipas vão passar algum tempo num acelerador de negócios, beneficiando dessa experiência para as suas ideias de negócio, e irão contactar com grupos de investigação e especialistas de topo, tendo acesso a redes globais de empreendedores, parceiros, potenciais clientes e investidores, entre outros.

Entre os especialistas envolvidos no programa destacam-se Tara Branstad, diretora associada do Center for Technology Transfer and Enterprise Creation (CTTEC) da CMU, Dave Mawhinney, codiretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da CMU e diretor do i6 Agile Innovation System, Suzi Pegg, vice-presidente de marketing global da Pittsburgh Regional Alliance, e também João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal. Segundo o responsável nacional, está já prevista uma segunda edição do inRes, a lançar em 2015.