Centro Hospitalar de Coimbra acelera transformação digital

Criar um atrium digital comum, ganhar autonomia na gestão dos conteúdos e promover uma maior colaboração entre equipas foram os principais objetivos da implementação do Diggspace.

A Create IT implementou o Diggspace, a sua plataforma SaaS que permite a criação
de intranets prontas a usar, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Destinada a um universo de 8000 colaboradores, envolveu a integração inicial de mais 4500 documentos, 650 artigos, 180 canais e 40 apps.

O CHUC necessitava de atualizar a sua anterior Intranet, já que implicava uma manutenção complexa, apresentava riscos de segurança e tinha problemas de usabilidade. Além disso, havia uma grande dificuldade em gerir conteúdos de forma autónoma e descentralizada.

Importava, por isso, modernizar o espaço de trabalho digital e disponibilizar um ambiente que promovesse a interação intra e entre equipas, de forma a também potenciar as ferramentas já existentes e o trabalho colaborativo.

“Havia o desafio de criar um espaço comum, coletivo, de comunicação e de envolvimento dos nossos profissionais, no qual se pudessem centralizar os conteúdos institucionais, como informações, deliberações do CA, normativos internos, notícias, eventos e formação, e que funcionasse como átrio digital para todos os colaboradores, como um espaço de integração”, explica Rosário Reis, Administradora Hospitalar, Coordenadora da Transformação Digital do CHUC.

Tudo isto iria também contribuir para “elevar os níveis de resiliência da organização, permitindo responder melhor a situações como trabalho remoto/híbrido massificado ou possíveis ataques informáticos”.

A solução adotada foi o Diggspace, a plataforma SaaS da Create IT para criação rápida de Intranets de última geração. Como modern & digital workplace, funciona como ponto de encontro, partilha de informação e envolvimento de toda a equipa, permitindo gerir todo o tipo de conteúdos de forma autónoma e proporcionando uma excelente experiência de utilização, quer em termos de backoffice quer de frontoffice.

“A Create IT apresentou-nos uma solução pronta-a-usar que respondia aos nossos requisitos funcionais e organizacionais. Sendo um produto disponibilizado em modelo SaaS (Software-as-a-Service) não tivemos sequer que nos preocupar com infraestrutura e manutenção, uma vez que essas componentes estão incluídas no contrato de licenciamento”, refere João Gomes, Gestor de Projeto do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação do CHUC.