Categories: Segurança

Check Point descobre duas novas famílias de ransomware

O DeriaLock apareceu pela primeira vez a 24 de dezembro de 2016 mas, nas primeiras horas, apenas  tomava o controlo do ecrã da vítima e impedia o acesso ao computador. Em seguida, este malware evoluiu e passou a ter um mecanismo de encriptação de ficheiros e a ameaçar os utilizadores com a sua eliminação total se tentassem reiniciar os seus equipamentos. O pedido de regate é de 30 dólares, um preço relativamente abaixo das outras famílias de ransomware ativas.

A equipa de investigadores da Check Point também descobriu uma nova ameaça na forma de um script PHP que encripta os ficheiros da vítima mas que não é considerado exatamente um ransomware.

Este script não apresenta nenhuma nota de resgate, não tenta comunicar com um servidor de comando e controlo, o que geralmente permite rastrear o número de máquinas infetadas, descarregar executáveis ou realizar outras atividades malignas.

O PHP Ransomware procura ficheiros com uma das seguintes extensões:

zip, rar, r00 ,r01 ,r02 ,r03, 7z, tar, gz, gzip, arc, arj, bz, bz2, bza, bzip ,bzip2, ice, xls, xlsx, doc, docx, pdf ,djvu ,fb2,rtf, ppt, pptx, pps, sxi, odm, odt, mpp, ssh, pub, gpg, pgp, kdb, kdbx, als, aup, cpr, npr, cpp, bas, asm, cs, php, pas, class, py, pl, h, vb ,vcproj, vbproj, java, bak, backup, mdb, accdb, mdf, odb, wdb, csv, tsv, sql, psd, eps, cdr, cpt, indd, dwg, ai, svg, max, skp, scad, cad, 3ds, blend, lwo, lws, mb, slddrw, sldasm, sldprt, u3d, jpg, jpeg, tiff, tif, raw, avi, mpg, mp4, m4v, mpeg, mpe, wmf, wmv, veg, mov, 3gp, flv, mkv, vob, rm, mp3, wav, asf, wma, m3u, midi, ogg, mid, vdi, vmdk, vhd, dsk, img, iso   

Se encontra um desses ficheiros, o script muda as permissões de acesso e encripta-os adicionando “.crypted” ao nome. O PHP Ransomware vê apenas os primeiros 2048 bytes do ficheiro, assim, só ficheiros menores a 2MB são totamente encriptados.

Para aceder às ferramentas de desencriptação destas ameaças basta ir ao blogue da Check Point e descarregar os desencriptadores e as instruções de uso. Antes de iniciar o processo, a empresa de segurança recomenda que se faça uma cópia de segurança ao disco rígido.

A Check Point é parceira do projeto No More Ransom (NMR), cujo objetivo é lutar contra a epidemia do sequestro digital, disponibilizando, por isso mesmo, as suas ferramentas de desencriptação de forma pública e gratuita.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

4 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

5 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

6 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

7 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

1 semana ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 semana ago