China Mobile perto do iPhone com licença para 4G

A China Mobile teve aprovação do estado para começar a comercializar o serviço 4G, uma barreira agora superada para poder vender os iPhones da Apple aos seus quase 760 milhões de subscritores.

China MobileA maior operadora do mundo e duas (muito mais) pequenas a nível doméstico receebram as licenças 4G do ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação. A China Mobile vai distribuir tecnologia TD-LTE para promover downloads mais rápidos enquanto tenta levar os seus clientes para planos de voz e dados mais caros.

Ao começar a usar rede 4G, usando standards globais, vai ajudar a China Mobile a chegar aos fabricantes, incluindo a Apple, onde os seus aparelhos não suportavam o standard 3G local. A rede de alta velocidade está previsto chegar a cem cidades, cobrindo 500 milhões de pessoas este ano.

A operadora assinou um acordo com a Apple para começar a comercializar o iPhone no final do mês. Uma representante da China Mobile afirmou que a “China Mobile e a Apple têm estado empenhados em conversações na cooperação e atualmente não há informação de que esteja fechado”.

Em setembro, a Apple estaria a fechar um acordo de distribuição com a China Mobile. A operadora anunciou em 2011 que a Apple tinha concordado vender iPhones através da empresa assim que a China tivesse 4G.