Microsoft atualiza Windows 11

A integração do Bing com Inteligência Artificial à barra de tarefas e um conjunto de novas funcionalidades enquadram a atualização.

A Microsoft anunciou uma atualização do Windows 11, que vem trazer novas funcionalidades  destinadas a tornar o dia-a-dia dos utilizadores “mais fácil e produtivo”.

A tecnológica também anuncia a integração do Bing com inteligência artificial (IA) à barra de tarefas do sistema operativo, proporcionando “uma experiência ainda mais intuitiva e eficiente para os utilizadores”.

Segundo Panos Panay, chief product officer da Microsoft, esta atualização “é um marco importante na história da tecnologia, alinhada com a próxima vaga de computação liderada pela adoção em massa de IA”.

O mesmo responsável disse ainda que “o PC com Windows nunca foi tão relevante nas nossas vidas diárias, e isso é cada vez mais evidente à medida que nos aproximamos da próxima vaga de computação”.

Desde o lançamento do Windows 11, há pouco mais de um ano, a plataforma tem recebido atualizações constantes e novas experiências que permitem aos utilizadores conectar, participar, serem vistos e ouvidos. De acordo com a Microsoft, os utilizadores do Windows 11 estão mais envolvidos do que os do Windows 10 e o nível de satisfação “é o mais alto de todas as versões do Windows”.

Recentemente, a Microsoft lançou o novo Bing com IA em preview para mais de um milhão de pessoas em 169 países, integrando-o nas aplicações Bing e Edge e no Skype.

Com esta atualização, os utilizadores do Windows 11 poderão aceder a esta nova tecnologia para pesquisar, conversar, responder a perguntas e produzir conteúdos diretamente a partir da barra de tarefas do Windows. Simultaneamente, a Microsoft “melhorou a caixa de pesquisa do Windows Search para facilitar a localização das informações que os utilizadores do Windows necessitem”.

Esta atualização traz, ainda, uma série de outras novidades que pretendem facilitar a vida dos utilizadores do Windows 11. Uma delas é a possibilidade de conectar o iPhone diretamente ao PC com Windows 11, através do Phone Link para iOS, que está em fase de preview.

Outras melhorias incluem novas experiências touch, widgets em full screen e acesso rápido à aplicação Windows 365 disponível para todos os utilizadores.

O Windows 11 também inclui novos recursos de IA no menu Iniciar, além de atualizações contínuas para tornar o sistema operativo “mais acessível e sustentável”.