A China baniu a utilização do mais recente sistema operativo da Microsoft, Windows 8, em computadores governamentais, traduzindo-se num impacto significativo para a tecnológica que tem vindo a sofrer sucessivas quebras nas vendas no país.
O governo chinês decretou como proibido o uso do Windows 8 nas suas unidades computacionais, alegando que o banimento entrava em consonância com uma notificação emitida na semana passada relativamente à adoção de produtos energeticamente mais económicos. Contudo, não foi avançada qualquer explicação acerca de como a proibição promoverá a adoção de tais produtos.
A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua asseverou que esta medida intenta assegurar a segurança informática das redes governamentais, depois de a Microsoft ter no mês passado terminado o apoio ao sistema operativo Windows XP, amplamente utilizado na China.
Nem o governo nem a Xinhua especificaram de que forma é que a erradicação do Windows 8 das infraestruturas informáticas governamentais promovem quer a segurança quer a adoção de produtos energeticamente rentáveis.
Esta decisão aparenta ser nada mais do que uma jogada estratégica para expurgar a dominante presença norte-americana dos assuntos governamentais da China, numa altura em que se testemunha uma crescente tensão entre ambos os países, originada por acusações mútuas de ciberespionagem e falta de transparência.
O mercado chinês fora sempre uma dos mais conturbados para a Microsoft, tendo o antigo diretor executivo Steve Ballmer dito em 2011 que as receitas provenientes da China estavam constantemente a diminuir, devido a práticas de pirataria de software.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…