Chip fotónico da IBM quebra barreira de velocidade de comunicação

A IBM mostrou nos EUA o resultado de anos de pesquisa avançada em microprocessadores que transferem dados na forma de luz em vez de eletricidade, com baixo consumo energético.

 

Segundo a empresa, é a primeira vez que se consegue a produção industrial viável de um chip do tipo capaz de transmitir em múltiplos canais. É um grande avanço, pois no mesmo silício tanto luz quanto energia navegam simultaneamente, permitindo uma largura de banda que excede a permitida por qualquer circuito de cobre, consumindo uma fração da energia.

A luz já é utilizada para transmissão de dados, mas precisa ser reconvertida em sinais elétricos para ser efetivamente útil para os sistemas, uma vez que, nativamente, não existe forma de interpretar fotões.

Essa conversão e reconversão de sinais acarreta um gasto considerável de energia, além de trazer mais complexidade às redes. Mais equipamentos, mais espaço e mais necessidade de refrigeração acabam por aumentar os custos de transmissão de dados em alta velocidade.

Ainda assim, existem porções, ainda que teóricas, da velocidade de transmissão que o metal permite. Com a solução da IBM, é possível atingir 100Gbps, com a vantagem de reduzir pela metade os custos de implementação em data centers.

O próximo passo é trabalhar para colocar a tecnologia cada vez mais próxima dos processadores dos computadores, para maximizar os benefícios da tecnologia.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago