Categories: Segurança

Ciberatacantes utilizaram mais de 500 ferramentas e táticas diferentes em 2022

A Sophos divulgou o seu Active Adversary Report for Business Leaders, uma análise detalhada das mudanças de comportamento e técnicas de ataque dos adversários em 2022.

Os dados, analisados a partir de mais de 150 casos da equipa Sophos Incident Response (IR), identificaram mais de 500 ferramentas e técnicas diferentes, incluindo 118 binários “Living off the Land” (LOLBins).

Ao contrário do malware, os LOLBins são executáveis que se encontram naturalmente nos sistemas operacionais, tornando-os muito mais difíceis de bloquear pelos defensores quando os invasores os exploram para atividades maliciosas.

Para além disso, a Sophos descobriu que as vulnerabilidades não corrigidas foram a causa mais comum para os invasores obterem acesso inicial aos sistemas das vítimas.

“Quando os atacantes atuais não estão a invadir os sistemas, é porque estão a fazer login neles. A realidade é que o ambiente de ameaças cresceu em volume e complexidade, ao ponto de não haver lacunas percetíveis para os defensores explorarem. Para a maioria das organizações, tal já não é possível sem apoio externo. Está realmente tudo a acontecer, em todos os lugares e ao mesmo tempo,” comentou John Shier, Field CTO, Commercial da Sophos.

Mais de dois terços (68%) dos ataques que a equipa da Sophos IR investigou envolveram ransomware, demonstrando que este ainda é uma das ameaças mais generalizadas para as empresas.

O ransomware também foi responsável por quase três quartos das investigações da Sophos IR nos últimos três anos.

Contudo, embora o ransomware ainda domine o cenário de ameaças, em 2022 o tempo de permanência dos invasores diminuiu de 15 para 10 dias, em todos os tipos de ataques.

No caso do ransomware, diminuiu de 11 para 9 dias, mas a quebra foi ainda maior para ataques sem ransomware – de 34 dias em 2021 para apenas 11 dias em 2022, diz a Sophos.

No entanto, ao contrário dos anos anteriores, não se registou uma variação significativa nos tempos de permanência entre setores ou organizações de diferentes dimensões.

Bit Magazine

Recent Posts

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

3 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

5 dias ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

6 dias ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago

Portugueses desconhecem produção anual de resíduos electrónicos

O inquérito destaca quais as principais conclusões sobre o nível de conhecimento dos portugueses em…

1 semana ago

SAP Labs inaugura Centro de Experiência de Inteligência Artificial

O novo Centro irá oferecer uma experiência imersiva aos clientes SAP, suportada em IA.

2 semanas ago