Um estudo da B2B International e da Kaspersky Lab revela que um ciberataque que afeta ficheiros multimédia pode resultar em média numa despesa de 278 euros na Europa. O custo médio à escala global chega aos 308 euros.
Segundo a B2B International e a Kaspersky, fabricante de tecnologia de segurança de informação, os compradores de conteúdos digitais correm o risco de os ficheiros desaparecerem de diferentes formas, como por exemplo a perda física do dispositivo, por roubo ou devido a um ataque.
“Os cibercriminosos sabem o valor destes ficheiros e, por isso, desenvolvem constantemente novo malware capaz de cifrar os dados de um disco rígido para impedir o seu acesso por parte do legítimo proprietário e, depois, exigir-lhe um resgate pela sua devolução”, lê-se num comunicado do fabricante.
Este estudo mostra ainda que a perda de dados, que inclui conteúdos multimédia é mais frequente entre os jovens. Os inquiridos entre os 16 e os 24 anos enfrentariam uma perda média de 439 euros, enquanto os que se encontram na faixa dos 25 a 34 anos sofreriam um custo de 336 euros e os utilizadores com 45 ou mais anos perderiam em média 167 euros.
Para proteger os ativos digitais, os utilizadores necessitam de realizar uma cópia de segurança comum e também se devem assegurar de proteger os seus dispositivos pessoais contra ataques maliciosos especificamente criados para roubar dados. Os smatphones e tablets também devem contar com soluções de segurança que ajudem a localizá-los em caso de perda e mitigar os danos potenciais resultantes do seu extravio.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…