Categories: Cloud

CIONET aponta aumento de competitividade como fator de evolução da Cloud

O aumento exponencial da competitividade tendo em conta o uso de computação Cloud, tem sido na realidade o factor catalisador de adopção desta tecnologia. Nenhuma empresa gosta de ver os seus concorrentes apresentarem soluções mais competitivas baseadas num modelo Cloud, e isso tem aumentado a adopção dos mais resistentes. Entre outros benefícios, as empresas podem obter vantagens competitivas em enfoque estratégico em vez de nas operações, “time to market” mais rápido de aplicações e soluções, abertura de serviços através de APIs para permitir que parceiros de negócios e clientes se conectem à nuvem da empresa ou mesmo mudança de modelos de experiência de cliente e fornecedores.
 
Contudo é necessário que as empresas compreendam que não é suficiente adoptar soluções na nuvem por que os seus prestadores de serviços migraram software e serviços para a nuvem, mas sim criar modelos próprios de experiência de cliente e interlocutores do ecossistema das empresas baseados em computação na nuvem.
 
O nível de maturidade das empresas portuguesas na adopção da cloud varia em muitos casos com a dimensão da empresa, o sector e espaço competitivo em que opera e a intensidade da atuação de prestadores de serviços cloud desse sector. Esta é uma área que uma boa parte das grandes empresas já implementaram ou estão a implementar e algumas pequenas empresas já deram os passos nesse sentido. No entanto, a grande maioria de empresas conta com os prestadores de serviços cloud para que tal serviço esteja incluído. Aqui há claramente uma oportunidade tanto para os prestadores como para as empresas de telecomunicações incluírem estes serviços de uma forma totalmente integrada.
 
O Cloud Dojo
 
O evento Cloud Dojo é um encontro que, como o próprio nome indica, será dedicado a uma reinvenção de um “Dojo”(palavra japonesa que designa o local onde se praticam artes marciais) onde os executivos de IT portugueses irão debater cloud computing. A decorrer no próximo dia 21 de Junho, no Hotel Real Palácio, o encontro vai envolver a NOS, a PT e a Claranet, que vão abordar temas como “O impacto de adopção de cloud na gestão de infraestruturas e serviços associados nas empresas?”; “As melhores práticas na implementação de Cloud”; “Como as empresas portuguesas têm vindo a atuar perante esta nova realidade?”, entre outras importantes questões.
 
Tiago Silva Ribeiro, diretor de desenvolvimento de negócio Corporate e Administração Pública da NOS, Abel Aguiar, Diretor de Produto e Pré-Venda Empresarial da Portugal Telecom e  António Ferreira Managing Director da Claranet, vão partilhar os seus insights sobre o tema.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago