Cionet divulga dicas para o otimização de custos de TI

As principais estratégias de redução de custos implementadas tanto por CIOs/CTOs como por CFOs foram alvo de análise da Cionet. Os CEO tiveram a oportunidade de avaliar a aplicabilidade das medidas.

Para ajudar o trabalho destes executivos, a Cionet identificou as sete estratégias de otimização de custos de TI para CEOs:

  1. Avaliar as capacidades de procurement: Verificar o nível de maturidade de baseline das compras. Apostar em especialistas de procurement de IT. Executar uma gestão proactiva e estratégica de vendedores e parceiros.
  2. Racionalização do Portfolio Aplicacional: Os custos com aplicações compõem uma das maiores fatias do orçamento de TI. A maioria das organizações focaram-se em aplicações de grande dimensão ignorando as vantagens de aplicações mais pequenas. A procura de aplicações está a aumentar substancialmente. Esta é a área onde existe maior conflito entre as variáveis velocidade e custo.
  3. Utilização do Zero Based Budgeting (ZBB): O ZBB é uma metodologia comprovada para fornecer visibilidade sobre “quem gasta o quê” e, finalmente para garantir a redução sustentável dos custos em toda a organização.
  4. Aumentar a Transparência Financeira das TI: Gerir melhor a oferta e a procura (gerindo as TI da mesma forma como se gere o negócio)
  5. Utilizar serviços cloud para economizar custos: O custo geralmente não é a principal prioridade para a utilização de serviços cloud. A gestão proactiva da procura interna é a chave para conduzir as economias de custos da cloud.
  6. Centralizar, padronizar e consolidar os serviços de IT: Muitas organizações criam contratos de gestão de serviços/outsourcing para acelerar e perceber os benefícios de tal abordagem, suportando assim uma estratégia de “chargeback” eficaz, tornando os serviços de TI mais fáceis de comparar.
  7. Criação de serviços partilhados de TI na sua empresa: Utilizado extensivamente para criar economias de escala, os Business Cases geralmente fazem uma rápida previsão de poupanças mais do que da realidade.

Segundo a Gartner, mais de 70% do orçamento de TI destina-se à gestão e manutenção das próprias TI, significando isto que apenas 30% são dedicados ao desenvolvimento de novas áreas de negócio, produtos e serviços. Em sistemas de informação, o software assume entre 20% e 30% do orçamento. Face aos números apresentados, a otimização de custos de TI é um tema, que segundo a Cionet, está no centro de pelo menos duas agendas – a do CEO e a do CIO.

Andreia Luís

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago