Cisco acelera transformação através de novos programas de canal

Empresa anunciou a atualização dos seus programas de canal, de modo a ajudar os seus parceiros a captar novas oportunidades, a aperfeiçoar softwares e as propriedades dos serviços, diferenciando-se do mercado.  As alterações incluem a simplificação de processos, desenvolvimento de competências e o aumento do valor de compensação atribuído.

Estas atualizações pretendem ajudar os parceiros Cisco a adaptar-se às condições voláteis do mercado e às necessidades dos clientes, simplificar a relação com a Cisco, otimizar a oferta de software e serviços, permitindo assim a sua diferenciação, de modo a capturar novas oportunidades de negócio.

As novas medidas do programa de canal incidem em três áreas chave: criação e reconhecimento de capacidades, incentivos para atualização digital, migração de receitas recorrentes e a recompensa de parceiros que promovam o crescimento e o lucro.

“O poder do ecossistema de parceiros da Cisco assenta na nossa relação com os parceiros. Para nos mantermos a par das constantes evoluções tecnológicas a Cisco tem de reforçar as suas relações com os seus parceiros, A evolução deste programa de canal reflete o nosso compromisso para com a melhoria contínua da experiência dos parceiros e o fortalecimento das nossas iniciativas conjuntas de comercialização e o êxito dos nossos parceiros nesta nova era digital”, indica, em comunicado, Marc Surplus, Vice-Presidente de Estratégia, Planeamento e Programas de Organização Global de Parceiros Cisco.

A Cisco está a simplificar o seu portfólio de especializações, transformando o que implica ter uma especialização Master e reconhecendo a experiência dos parceiros em setores verticais. Em agosto de 2017, a Cisco iniciou esta simplificação reduzindo a Especialização Express a uma única com ramificações que abarcam todas as arquiteturas. Já as Especializações Avançadas foram reduzidas para 5 Especializações de Arquitetura Avançadas. Para otimizar os seus serviços, a Cisco elimina todas as especializações avançadas (com exceção de Vídeo Avançado) e integra as capacidades de adoção tecnológica através das restantes Especializações de Arquitetura Avançadas. 

A nova especialização Cisco Master Networking  ajudará os parceiros a melhorar as competências da sua rede a proporcionar soluções que os seus clientes precisam na Era da rede. Esta especialização estará disponível a partir de março de 2018 e incluirá novos softwares e o desenvolvimento de novos serviços e propriedades, servindo de modelo para outras Especializações Master.

A empresa está a ampliar o seu reconhecimento da experiência na indústria para que os seus parceiros possam demonstrar o seu conhecimento único, em áreas específicas, como retalho, saúde e indústria. Assim, desde 1 de novembro de 2017, que os parceiros Premier Certified, Gold Certified e Master Specialized que cumpram os requisitos podem inscrever-se nesta experiência de reconhecimento. Uma vez alcançado este reconhecimento Cisco, o parceiro será identificado na Cisco Partner Locator, tornando mais fácil a sua diferenciação perante clientes, e outros parceiros.

A Cisco introduz ainda novos incentivos e simplifica o processo de registo, de modo a auxiliar os seus parceiros a disponibilizar as atualizações para as redes digitais do futuro, aos seus clientes.

O Programa de Migração Preventiva foi desenhado para que todos os parceiros contem com uma oferta atraente que facilita a migração de clientes com um legado, ou produtos competitivos, para a nova tecnologia Cisco. Além disso, promove a integridade do mercado ao redirecionar equipamento usado do mercado cinzento (canais de distribuição não autorizados). Este programa corrobora o compromisso da Cisco com a responsabilidade social garantindo a reciclagem dos materiais.

Já o Deal Registration Evolution melhora o processo de registo em três elementos centrais: simplificação do registo ao compilar 15 ramificações do programa de recrutamento e aglomeração em 2 ramificações e otimização do processo de aprovação, permitindo aos parceiros o foco nas vendas.

A tecnológica aposta também no Programa Lifecyle Advisor, que inclui oferta (Land), adoção (Adopt), amplificação (Expand) e renovação (Renew). Este é  único no setor e ajuda e recompensa as práticas de ciclo de vida dos parceiros. Em 2018, a Cisco aumentará o número de parceiros integrantes deste programa e ampliará o portfólio de ofertas disponíveis para os Lifecycle Advisors a outras áreas do seu negócio.

Por outro lado, os novos incentivos do Value Incentive Program (VIP) permitem aos parceiros simplificar e promover a sua oferta de rede baseando-se em softwares, enquanto aumentam os seus serviços. A ativação VIP aumenta o reembolso back-end para a Cisco ONE e Digital Network Architecture (DNA) Advantage, com mais ofertas de segurança, a Cisco Identity Services Engine (ISE) e a Cisco Stealthwatch. Esta valência promove a venda do software na etapa da oferta (Land) e maximiza o número de tecnologias de software utilizadas por cada cliente. 

Por fim, o VIP Annuity, que se estende às vendas do Enterprise Networking e do Data Center, traz receitas recorrentes baseadas no desempenho, através de um modelo previsível, recorrente e simples.