Cisco compra especialista em nuvem CliQr por 240 milhões

A Cisco anunciou a formalização de um acordo para adquirir a CliQr Technologies, uma empresa privada com sede em São José, Califórnia, por 240 milhões de euros.

A CliQr oferece uma plataforma de “orquestração” para implementar e gerir aplicações em ambientes virtuais. A aquisição, que a Cisco espera completar no terceiro trimestre do ano se todas as questões regulatórias e institucionais o permitirem, vai reforçar o portfólio da empresa na gestão de aplicações na nuvem híbrida.

“Os clientes têm hoje de gerir um número massivo de aplicações complexas e variadas ao longo de várias nuvens”, indica o vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Cisco, Rob Salvagno. “Com a CliQr, a Cisco poderá ajudar os clientes a atingirem a promessa da nuvem e a gerirem facilmente o ciclo de vida das suas aplicações em qualquer ambiente de nuvem híbrida.”

A equipa da empresa vai ser integrada na unidade de negócio Insieme, reportando ao vice-presidente sénior e diretor-geral Prem Jain. A Cisco pretende pagar, além do valor acordado (240 milhões de euros), incentivos de retenção de talentos.

“Esta aquisição vai ajudar os clientes da Cisco a simplificarem e acelerarem as suas implementações de nuvens privadas, públicas e híbridas”, diz a tecnológica, em comunicado. “A CliQr já está integrada em várias soluções de centros de dados e nuvem da Cisco, incluindo a Application Centric Infrastructure e Unified Computing System”, indica a empresa.

A plataforma da CliQr, CloudCenter, tem como principal função simplificar a complexidade da gestão das aplicações na nuvem. Oferece “uma solução atrativa para organizações modernas, quer estejam a pôr as primeiras aplicações na nuvem, a implementarem ambientes TI self-service, ou a quererem ganhar visibilidade e controlo sobre um vasto portfólio de nuvens, aplicações e utilizadores”, sublinha a Cisco.

Uma das vantagens do CloudCenter é que o cliente pode criar um único perfil de aplicação que pode ser implementando em qualquer centro de dados, nuvem pública ou privada. Outra é a interface única e a garantia de políticas consistentes e homogéneas.