Cisco e IDC estudam tendências de cibersegurança empresarial em Portugal

“A que ameaças estão expostas as organizações portuguesas?”, “Que soluções adotam elas para se protegerem?”, “Estão as empresas nacionais conscientes da importância da segurança cibernética?”. Estas são algumas das questões a que a investigação conjunta das portuguesas IDC e Cisco pretende dar resposta.

“Numa economia cada vez mais digital, confrontados com o efeito conjugado da emergência da 3ª plataforma tecnológica de inovação das tecnologias de informação, assente no cloud computing, mobilidade, social business, IoT e big data e analítica de negócio – e da crescente sofisticação das ameaças à segurança da informação,  hoje, mais do que nunca, é importante que as organizações tenham consciência daquilo que é o mercado e quais as tendências ao nível da segurança de informação”, afirma, em nota, Gabriel Coimbra, diretor executivo da IDC Portugal.

O responsável acredita que é importante que as empresas estejam cientes dos perigos que correm no mundo digital, para que possam investir eficientemente em soluções que fortaleçam a segurança das suas redes informáticas.

Em comunicado, a Cisco diz que este estudo vai também permitir-lhe adaptar a sua oferta às necessidades do mercado português da cibersegurança.

A diretora-geral da Cisco Portugal, Sofia Tenreiro, diz que a empresa “pretende promover uma comunidade de segurança em Portugal, composta por altos executivos de TI, que tem como objetivo a partilha de experiências, dúvidas e preocupações por parte das empresas naquela que é uma área tão sensível para o negócio”.

A CEO espera contar com o apoio da IDC para consciencializar as organizações portuguesas da importância da cibersegurança, numa altura em que nunca foi tão crítico adotar soluções que protejam as redes informáticas contra malware cada vez mais sofisticado, contra campanhas de cibercrime altamente complexas e contra a crescente vaga daquilo a que a Cisco chama de “aplicações de Crime-as-a-Service”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 dia ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago