Categories: Cloud

Claranet | Partes não críticas é as que vão para a cloud [Video B!T Talks]

 

As migrações para a cloud dependem muito do ponto de partida e, por isso, há a necessidade de perceber como nos devemos colocar em relação à cloud. “Não adotei? Sou um observador? Um iniciante em que tenho algumas plataformas colocadas, mas ainda não tenho nada de produção? Ou sou um “cloud focus”, ou seja, uma empresa que adota massivamente a cloud e por isso têm grande parte da sua infraestrutura na cloud?”

Para Renato Paço, este referencial acaba por ser importante porque numa ótica de metodologias de migração o ponto de partida é fundamental”.

Dando uma visão mais geral pelo mercado, este especialista mencionou o facto da Amazon ser o maior fornecedor, se falarmos de cloud pública, e considerou interessante um player que não “jogava” neste setor, como a Microsoft começar a ter uma posição muito dominante face aos outros concorrentes pelas suas ofertas quer de infraestruturas quer de plataforma. “Sobretudo quando vemos a evolução entre 2015 e 2016 vemos justamente que a Azur, da Microsoft, foi a plataforma que mais cresceu ano contra ano, apesar da AWS ser a que continua mais forte”.

O que todos os analistas concordam, diz Renato Paço, é que isto é um jogo de vencedores. “Os primeiros vão-se destacar e progressivamente afastar dos demais, até porque é um negócio de escala”.

Renato Paço esclarece que o ritmo de inovação é enorme, “todos os anos aparecem novos serviços, novas arquiteturas, novos API’s novas alternativas”. E enfatiza: “O ritmo de endogeneização dessa aprendizagem não consegue acompanhar o crescimento.”

Quanto à migração para a cloud, parece certo que as empresas começam a colocar as partes não críticas da infraestrutura como o desenvolvimento ou teste.

 

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

19 horas ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

2 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

3 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

3 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

4 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

5 dias ago