Cloud e Data Center no centro do Fórum 2013 da EMC

A EMC organizou o Fórum 2013 no Parque das Nações, em Lisboa.

IMG_8733Sob o tema “Lead your transformation”, este fórum contou com a presença de vários oradores para falarem de temas relacionados com a Cloud, Data Center.

O evento começou com a habitual sessão de abertura, onde a presidente da EMC, Isabel Reis, deu as boas-vindas a todos os presentes. Depois de explicar qual seria o programa do Fórum, Isabel Reis falou-nos sobre o trabalho que a EMC faz ao longo do ano e do caminho que esta já construiu em relação à Cloud.

Depois desta apresentação foi a vez de Elizabeth Phalen, da EMC, tomar a palavra. Esta oradora falou-nos um pouco sobre as estratégias da EMC.

O orador seguinte foi Pedro Enes, responsável pela Arquitecturas Tecnológicas na Estratégia e Arquiteturas da EDP, um dos casos de sucesso da EMC.

Pedro Enes falou sobre a estratégia de Sourcing da EDP, uma estratégia baseada na criação de agilidade e valor para o negocio.

Pedro Enes falou sobre a mudança de estratégia da EDP, uma estratégia baseada na criação de agilidade e valor para o negocio.

Seguiram-se dois temas apresentados por dois parceiros da EMC – Francisco Guerra da Cisco e Eduardo Penedos da VMware. Os dois parceiros abordaram temas relacionados com Data Center e IT as a service.

Antes do almoço houve ainda tempo para Henrique Lopes da EMC falar da oferta de soluções de armazenamento da linha VNX da EMC e para João Paulo Cabecinha da PT falar-nos do papel da Portugal Telecom na área das TI’s.

Durante a tarde contámos com a presença de três oradores da EMC – Bernardo Lima, Vitor Batista e Rodrigo Decaso – e com mais um caso de sucesso, desta vez, da empresa Cofidis.

Todos os temas abordados pelos oradores da EMC foram sobre os conceitos abordados durante a manhã. Falou-se ainda das medidas que vão revolucionar a questão de armazenamento da EMC, da temática do backup e do forte crescimento de dados/dificuldades em armazená-los.

Em relação ao caso de sucesso da Cofidis, João Silva explicou-nos no quão fundamental foi a criação da parceria com a EMC para resolução de problemas no que toca ao armazenamento de dados.

Depois do segundo break do dia, a empresa proporcionou um momento de stand-up comedy, com o humorista Bruno Nogueira. Esta foi uma forma de descontrair os presentes e, desta forma, prepará-los para o debate final do fórum.

O dia terminou com o debate entre os parceiros da EMC: a Totalstor, a CilNet, a VILT e a Novabase. O tema central deste debate foi “Como transformar o negocio através das TI?”.