Categories: CloudNegócios

Cloud Transformation

A melhoria dos processos é e sempre será uma das bases para a constante evolução da estratégia empresarial. Esta “obsessão” saudável permitiu, ao longo dos anos, uma série de novas medidas e conceitos, transversais a todas as áreas, que mudaram por completo o panorama da gestão estratégica. No campo tecnológico há uma nova solução, à qual poucas organizações vão poder ficar indiferentes e esta chama-se Cloud Transformation.

Para que melhor a entendamos, Cloud Transformation é um processo que rapidamente transporta a infra-estrutura tradicional de TI de uma empresa para a Cloud. Proporciona uma vasta lista de serviços profissionais que permitem aceder, migrar e transformar uma infra-estrutura de TI de uma empresa, bem como, os seus serviços nucleares, o que rapidamente a faz beneficiar de uma redução de custos, uma performance melhorada e uma capacidade de negociação mais ágil.

As empresas fornecedoras deste tipo de soluções conseguem através do seu expertise, garantir uma implementação, onde os objectivos de negócio do cliente são amplamente percebidos e obtidos. O verdadeiro valor da implementação de uma Cloud Transformation recai numa clara optimização de processos, o que inerentemente vai originar uma redução de custos tecnológicos e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Um dos factores de maior criticidade é a segurança, que deverá ser vista como uma prioridade máxima, assim como a acessibilidade aos centros de dados, que deverá ser realizada globalmente.

Após a adopção do modelo, a redução de custos é o benefício imediato, sendo a velocidade e a transformação de processos de negócios, os próximos factores chave. São reconhecidas as vantagens obtidas através da Cloud na entrada em novos mercados, bem como a dinâmica conseguida na transformação de processos de negócio. Ambos estes factores são vistos como críticos ao sucesso.

Os ganhos obtidos durante os primeiros tempos, após adesão, podem rapidamente desaparecer e tornar esta solução pouco rentável, nesse sentido é imperativo que as empresas adoptem uma postura assertiva de negócio, direccionada às plataformas de utilização do Cloud Computing.

Hoje em dia as empresas já estão a reconhecer a migração para a Cloud como um processo natural no crescimento da sua estratégia de gestão, impulsionador da transformação e evolução do negócio, assim como, da arquitectura e plataformas de TI. A tendência natural do mercado sugere que a curto prazo, áreas como recursos humanos, vendas e marketing, entre outros departamentos de gestão, estejam completamente absorvidos.

João Lopes

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago